Para brincar com crianças, nem sempre é necessário ter brinquedos prontos e estruturados. Pelo contrário. Com imaginação e criatividade, é possível inventar muitas brincadeiras lúdicas, manuais, artísticas ou que estimulem o raciocínio e a concentração. Por isso, a Patrícia Marinho, do nosso parceiro Tempojunto, separou 10 brincadeiras para fazer com crianças de 2 a 3 anos.
Objetos da própria casa ou materiais recicláveis que seriam jogados no lixo se tornam brinquedos e brincadeiras diferentes e divertidas. Algumas dessas atividades inventadas são específicas para crianças maiores, por precisarem de mais coordenação ou de lidar com materiais cortantes ou colantes, por exemplo.
Porém, há algumas brincadeiras desse estilo que podem ser feitas para crianças menores se divertirem sozinhas ou acompanhadas de um adulto.
Brincadeiras para crianças de 2 a 3 anos
-
1. Brinquedo com caixa de ovo
Furar a caixa de ovo para que a criança possa encaixar hastes flexíveis é ótimo para desenvolver a coordenação motora fina. Essa brincadeira pode entreter os pequenos por muito tempo e ser repetida várias vezes.
Para fazer esta atividade, pegue um objeto perfurante (pode ser uma chave de fenda ou tesoura), fure a caixa de ovo e dê as hastes flexíveis para a criança começar a brincar. Vale lembrar que esta brincadeira deve ser supervisionada por um adulto, já que as hastes podem ser atrativas para as crianças e colocadas em lugares perigosos, como nos olhos ou na boca.
-
2. Encontre a tampa
Essa atividade é muito simples, mas prende a atenção e estimula a concentração das crianças. Coloque vários potes plásticos de cozinha abertos no chão para que a criança procure e encontre a tampa certa de cada um.
Quanto maior a variedade de tamanhos e formatos, melhor. O jogo dos potes ainda ajuda na identificação de “grande e pequeno” e formas geométricas.
-
3. Picolé de massinha
Massinha é uma brincadeira que agrada a todas as crianças. É sempre bom ter um cantinho da massinha em casa para os pequenos se divertirem à vontade. E, que tal fazer picolés de massinha?
Para essa brincadeira, separe massinhas, palitos de picolé e olhinhos divertidos (googly eyes). Caso não encontre os olhos com facilidade para comprar, substitua por botões ou grãos de feijão, por exemplo. Os picolés de massinha podem se tornar em monstros, animais ou qualquer outra coisa que a imaginação da criança permitir.
-
4. Circuito no sofá
O que fazer em dias chuvosos nos quais as crianças ficam dentro de casa? Uma boa dica é fazer o circuito do sofá, uma brincadeira que estimula a movimentação e o gasto de energia dos pequenos.
Montar um circuito é organizar atividades motoras que as crianças deverão cumprir em sequência e depois fazer repetidas vezes. Uma dica é pedir para se passar por dentro de algum objeto – como se fosse um túnel –, depois subir e descer de um banquinho ou pufe, e pular em almofadas no chão ou no sofá.
-
5. Eu espio
Sabe aqueles brinquedinhos ou coleções que ficam acumulados em um balde ou caixa? Eles servem também para a brincadeira do “eu espio”, que estimula o desenvolvimento da atenção e memória das crianças. Basta mencionar um dos objetos espalhados pelo chão e pedir para que a criança o procure no monte.
-
6. Pegue o pompom
Uma ótima brincadeira de estímulo para se fazer com as crianças e que requer pouco tempo de preparo. Basta ter fita crepe e pompons – que podem ser feitos com bolas de algodão coloridos ou bolas de papel amassados. E aproveitar algum espaço de casa, como o corredor.
Cole a fita crepe de uma extremidade à outra das paredes, sempre com o lado colante virado para baixo. É possível se criar uma teia, por exemplo. Em seguida, fixe os pompons nas fitas e pronto! É importante lembrar que a altura da fita deve ser de acordo com o nível de desenvolvimento motor da criança.
-
7. Peças soltas
A “Teoria das Peças Soltas” é uma proposta criada pelo arquiteto Simon Nicholson, no início dos anos 70, que se baseia na ideia de que peças soltas estimulam a criatividade e a imaginação. Alguns exemplos de peças soltas para serem usadas na brincadeira são pedras, botões, blocos, palitos de picolé, tecidos, pedaços de madeira, conchas e caixas.
Neste contexto, as peças soltas são materiais que podem ser movidos, carregados, combinados, alinhados e recolocados por diversas vezes e de múltiplas maneiras. Entenda melhor a teoria no vídeo!
-
8. Faz de conta inspirado em desenhos
Desde que não seja em excesso e sempre com conteúdo assistido controlado pelos pais, muitas crianças têm acesso a desenhos e filmes na televisão. Que tal tirar proveito de uma programação preferida pelas crianças da casa e fazer uma brincadeira de faz de conta?
A filha da Patrícia Camargo (Tempojunto), por exemplo, gosta do desenho Diego Aventureiro. A mamãe então criou um túnel para que a pequena entrasse e resgatasse um animal em perigo. Assim, a história da TV virou tema para uma brincadeira de faz de conta divertida.
-
9. Esconde-esconde por debaixo do cobertor
Esta é uma brincadeira simples e corriqueira em muitas casas, mas que diverte bastante as crianças. Basta os pequenos se esconderem embaixo de um lençol ou cobertor para que a cama vire uma diversão!
Além de entreter as crianças, este esconde-esconde mexe com a imaginação, já que elas podem inventar que estão dentro de uma caverna ou cabana, por exemplo!
-
10. Elefante de rolo de papel higiênico
Quando o assunto são brincadeiras para fazer com crianças de 2 a 3 anos, materiais não estruturados são objetos que colocamos à disposição da criança para que elas inventem a sua própria brincadeira. Alguns desses materiais são palitos, botões, rolos de papel higiênico, rolha e barbante, por exemplo.
A dica aqui é reutilizar os rolos de papéis, não só o higiênico, para fazer diversos animais ou objetos e renderem ótimas brincadeiras. Para fazer o elefante, separe um rolo, papel colorido, lápis, tesoura, cola e canetinhas.
Veja como é fácil! Recorte um retângulo de mais ou menos 4 x 8 cm no papel colorido e dobre o papel ao meio. Desenhe duas vezes a forma da orelha do elefante, recorte e cole as duas orelhas no rolo. Recorte um retângulo de 1cm x 2cm no papel colorido, passe cola em uma das pontas do retângulo e fixe-o no rolo de papel higiênico.
Aí é só fazer os olhos do elefante com uma canetinha (se tiver olhinhos divertidos em casa, eles podem ser usados). Pinte também a boca do elefante. E, pronto! Bichinhos estão preparados para a brincadeira de faz de conta!
Leia mais