Ícone do sitePortal Lunetas

10 praças e parques para fazer o aniversário das crianças

Parques aniversário para crianças: foto de uma criança negra, de cabelos soltos, que segura um elástico. Há rabiscos coloridos na imagem.

“Cidades acolhedoras”, “Urbanismo lúdico” “Ocupar o espaço público”, “Participação cidadã”: todos esses termos podem parecer distantes do universo das crianças. Porém, é possível estimular indiretamente a prática desses conceitos a partir de uma coisa que é parte indissociável da vida dos pequenos: as festinhas de aniversário. Foi pensando nisso que o Guia Fora da Casinha, site que reúne opções culturais infantis na cidade de São Paulo, preparou uma lista de lugares públicos, como praças e parques, onde é possível fazer o aniversário das crianças de forma colaborativa, engajada e, claro, muito mais econômica do que uma festa tradicional.

Conversamos com Luísa Alves, relações públicas, empreendedora digital e mãe da pequena Aurora, para entender melhor como a iniciativa de propor à criança um aniversário ao ar livre e num espaço público pode contribuir para a sua noção de cidadania.

“Acreditamos muito na importância de associar diversão e ambientes ao ar livre ou ocupação dos espaços públicos”

“Compartilhar esse olhar com as crianças, ainda mais numa data tão importante como o aniversário, é colocá-las em contato com a cidade na sua forma mais democrática e acessível”, defende Luísa, que é idealizadora do projeto, ao lado do companheiro, Daniel Rotatori.

Praças e parques para aniversários em São Paulo

O grande parque em Alto dos Pinheiros é uma das opções de lazer ao ar livre da cidade e com uma área de 732 mil m², fica fácil encontrar lugares para reunir os amigos e comemorar o aniversário. Além das ciclovia, quadras, campos de futebol, há “playground” e bosque com espécies de Mata Atlântica ideais para picnic. Há também áreas cobertas em forma de coleta ótimas para realizar festinhas com mesa é uma pouco mais de estrutura. Legal pensar na proximidade com banheiros com relação o local da festinha.

Na praça há área para apresentações culturais (Praça das Mães), playground, espelho d’água, aparelhos de ginástica (barras e pranchas) e cercado para cães. Espaço para caminhadas e relaxamento, passeio e também sanitários.

Além da possibilidade de visita ao Instituto, a grande área verde tem espaço para caminhadas, pequenas trilhas, muita sombra e sanitários.

Jardim aromático, área de estar com mesas para piquenique, trilha, pista para caminhada, aparelhos de ginástica para adaptados para a terceira idade, sanitários, playgrounds, viveiro de gansos, orquidário, viveiro de mudas e o Museu do Meio Ambiente.

Conhecida hoje como Praça da Nascente, por ser berço de diversas nascentes do Córrego Água Preta, a área foi revitalizada pela própria vizinhança do entorno. A nascente despoluída é tratada, playground com brinquedos novos e sombras ótimas para uma boa festa. A praça é mais verticalizado, possuindo diferentes ambientes separados por degraus.

A Praça Rafael Sapienza foi recuperada graças a ações dos moradores, empresas e do poder público. As próprias crianças se reuniram para pintar os bancos da praça e um mutirão foi realizado para escrever e espalhar placas educativas. O playground é uma ótima opção para festa infantil e inclusive há uma mesa baixa ao alcance das crianças menores. Não há banheiros, neste caso é preciso contar com o apoio do comércio ao redor.

Clima de fazenda em plena cidade. Galinhas, galos, patinho e outras aves andam soltas pelo parque. Há mesas para confraternização, com sombra, próximas da entrada. Passeando mais por dentro, existem também coretos ótimos para festejos, ficam próximos do Espaço de Leitura.

O local tem pouco mais de dois anos e por isso não há grandes árvores e sombras no local. O parque tem playground com brinquedos feitos de madeira reciclável, campo gramado de 500 metros quadrados, espelho d’água, pergolados e diferentes equipamentos de ginástica.

O grande parque da Zona Leste possui Museu do Meio Ambiente, lagos, anfiteatro natural, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de cooper, playgrounds, quiosques, churrasqueiras, gramado para piquenique, bosque das cerejeiras, viveiro, Bosque da Leitura e sanitários.

Lindamente arborizado, o parque possuir locais para sentar com sombra, pista de cooper, bicicletário, campo de futebol de areia, quadra de campo, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, playgrounds, lago, palco para apresentações, estacionamento, sanitários, conchas de bocha. Na área do parque funciona também o Ponto da Leitura.

Gostou das ideias e quer ver o restante das dicas? Confira aqui a lista completa do Guia Fora da Casinha.

Leia mais 

Sair da versão mobile