Ícone do sitePortal Lunetas

10 músicas para falar de sentimentos com as crianças

Música e sentimentos: foto de uma menina negra, de cabelos soltos, que está abraçada ao pai, um homem negro, e há ilustrações de notas musicais em torno deles.

Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu em maus lençóis quando precisou responder aos porquês de uma criança: o que é amor, saudade, tristeza. Apesar de sentirmos múltiplas emoções durante o dia, colocá-las em definições prontas pode não ser a melhor escolha para explicá-las para outra pessoa. Que tal tornar a atividade mais lúdica e ampliar o seu repertório? O Lunetas selecionou 10 músicas sobre sentimentos para ouvir com os pequenos, dedicadas exatamente para as vezes quando o dicionário não for o suficiente para explicar um sentimento.

Confira 10 músicas sobre sentimentos

Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes conseguem demonstrar bem como é o sentimento de amar alguém: a gente gosta da pessoa, gosta de ficar com a pessoa, o riso é feliz com o do outro. Simples e objetivo.

“Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo é o meu amor”

Como lidar quando as coisas não saem do jeito esperado? Nessa incrível composição da banda Pequeno Cidadão, o Sol, astro-rei com todos os seus planetas, cometas e asteroides, está apaixonado pela Lua. Porém a paixão não é recíproca: o sol chora e “congela” seu coração. Nessa saga, aprendemos que se deu errado uma vez, não significa que dará errado de novo.

“Se a lua não te quer, tudo bem
Você é lindo, cara, e seu brilho vai muito mais além!
Um dia você vai encontrar alguém
Que com certeza vai te amar também”

Luedji é natural de Salvador, Bahia. Em quase sete minutos, Luedji canta como se narrasse uma história com início, meio e fim: sozinha, chega à cidade grande e enfrenta olhares pouco receptivos. “E palavra amor, cadê?” é a frase bradada. Apesar de toda represália, Luedji afirma que seguirá caminhando. “Um corpo no mundo” convida as crianças a refletirem sobre como é se sentir vulnerável em um ambiente que não te trata tão bem.

“Eu sou um corpo
Um ser
Um corpo só
Tem cor, tem corte
E a história do meu lugar
Eu sou a minha própria embarcação
Sou minha própria sorte”

Como definir saudade? A composição de Chico César e Paulinho Moska ganha uma versão interpretada por Maria Bethânia e Lenine, trazendo novas definições poéticas para esse sentimento tão recorrente na vida de todos.

“A casa da saudade é o vazio
O acaso da saudade, fogo frio
Quem foge da saudade
Preso por um fio
Se afoga em outras águas
Mas do mesmo rio”

Thais Dayane da Silva, conhecida pelo nome MC Tha, é um destaque da nova música brasileira. Entre influências africanas e brasilidades, seu álbum de estreia “Rito de Passá” fala sobre sentimentos, religiosidade e vivências como mulher negra no extremo leste paulistano. A faixa “Oceano” assemelha a ideia de solidão a flutuar só em um oceano gigante.

“Flutuo nesse vazio
Mas a tristeza é oceano raso
E quando eu tocar o chão
Vou levar todos pra baixo”

Se sentir feliz é se sentir imenso, cheio, contemplado com as possibilidades que o agora oferece. Vem de dentro e cativa quem está do lado de fora. Marcela Vale, conhecida pelo nome artístico Mahmundi, canta sobre a felicidade estar ligada ao mar – essa imensidão capaz de nos renovar.

“Felicidade vem de dentro pra fora
Rebate na gente
Gira em círculos, invade a sua porta
Palavra que renova
É amor, é mar
É mar, mar de amar”

A composição de Jorge Ben protagonizada por Rita Lee, Sérgio Dias e Arnaldo Baptista ganhou um tom mais animado do que a original. A paixão, caracterizada como um sentimento intenso de atração por alguém ou algo, é representada fielmente em “pois eu sonhei e acordei pensando nela”.

“A lua prateada se escondeu
E o sol dourado apareceu
Amanheceu um lindo dia
Cheirando alegria
Pois eu sonhei e acordei pensando nela”

Falar sobre tristeza não é fácil, já que o sentimento é um pacote de sensações: cansaço, baixa autoestima, medo. Quando tristes, podemos perder a vontade de fazer qualquer coisa, e é importante não deixar o sentimento dominar. Em “Melhor do que Parece”, o vocalista Tim Bernardes, apesar de falar sobre se sentir insatisfeito e cansado com tudo, deixa uma mensagem de que tudo está melhor do que parece – afinal, não existe arco-íris sem tempestade, não é mesmo?

“Vou procurar em todo canto até
Achar onde eu perdi
Minha vontade, o meu desejo
Ou o prazer de conseguir
E a paciência que eu preciso para curtir”

Céu tem a melhor explicação sobre aconchego: se sentir bem no cangote de alguém. “Como pode, no silêncio, tudo se explicar?” é o que Maria do Céu pergunta para o ouvinte. A gente faz nossa casa no cangote de alguém e só de ficar lá já nos sentimos abraçados. Simples e explicativo.

“Fiz minha casa no teu cangote
Não há neste mundo o que me bote
Pra sair daqui”

“Calma”, da Maglore, é a mensagem perfeita para crianças afobadas e agitadas demais, seja em relação a alguma situação específica ou com o futuro em geral.

“Calma
A pressa é um vício descontente
É justo navegar contra a corrente
Mas calma
Pois tudo sempre encontra o seu lugar”

Leia mais

Sair da versão mobile