A música aparece como um portal para a criação, o autoconhecimento e o despertar da sensibilidade no terceiro episódio do Minuto Lunetas — série que investiga caminhos para incentivar as crianças a imaginarem mais.
Nesse quadro curtinho em vídeo, especialistas respondem, com carinho e objetividade, a questões que rondam a infância. Todo mês, uma pergunta-chave, várias perspectivas e um convite a olhar o mundo de novo. Afinal, se toda criança é um “por que” ambulante, os adultos merecem boas pistas sobre o que responder.
Dessa vez, a pergunta é: como estimular a imaginação das crianças?
Quando a música é uma porta para o mundo
Agora, é a vez do olhar de Fabrício Mota, professor, músico, pesquisador e diretor educacional do Instituto Rumpilezz, em Salvador. Veja a resposta completa no vídeo acima.
Para Fabrício, uma das maneiras de estimular a imaginação das crianças é permitir que elas acessem diferentes expressões artísticas, como música, artes visuais, teatro e cinema. “As artes são formas de produção de conhecimento, de expressão humana e de interação com esse universo ilimitado e, muitas vezes, intangível da infância.”
Permitir que a criança viva rodeada de arte e tenha acesso a ferramentas artísticas “é uma maneira eficiente de proporcionar a expansão da consciência”, afirma.
Imaginação e música
“A música deveria ser obrigatória na educação formal das crianças, já que ela nos ajuda a imaginar o mundo através da arte dos sons”, sugere. “Nessa arte, o mundo se movimenta, se reinventa, e a gente produz outros sentidos e possibilidades de comunicação, de respeito e de conexão entre as pessoas.”
O Instituto Rumpilezz, do qual Fabrício faz parte, foi criado em 2018 pelo maestro, arranjador e educador Letieres Leite. É uma instituição que reúne diversos projetos artísticos, educativos e culturais com foco em música de matriz afro-baiana, instrumentalidade, formação musical e pesquisa.
Confira também as respostas de Renata Cardinali, direcionadora familiar, mestra em educação e escritora, e de Lavínia Rocha, professora e escritora.

