Ícone do sitePortal Lunetas

#MeuAlunoMeEnsinou: campanha valoriza o papel dos estudantes

Foto de professoras com seus alunos dentro do colégio. Uma professora está sendo abraçado por uma aluna enquanto ela segura um papel de sulfite em suas mãos.

“Quando eu ensino, eu aprendo duas vezes mais”. É a partir dessa reflexão que o Criativos da Escola lança a campanha #MeuAlunoMeEnsinou, com o intuito de reconhecer, valorizar e disseminar histórias de ensino e aprendizagem que educadores e educadoras de todo o Brasil já vivenciaram junto aos seus estudantes.

A proposta é que você, professor ou professora, poste um relato ou um vídeo que conte o que já aprendeu com seus estudantes no decorrer de sua vida dentro dos espaços educativos. Basta postar o conteúdo em seu próprio perfil no Facebook, marque o Criativos da Escola e escreva #MeuAlunoMeEnsinou na postagem.

“As educadoras e educadores são profissionais fundamentais para pensarmos o país, mas pouco se fala sobre o que eles aprendem todos os dias em sala de aula”, destaca o coordenador do Criativos da Escola, Gabriel Maia Salgado.

A escuta praticada em #MeuAlunoMeEnsinou

Alertando para como uma cultura de não escuta aos estudantes pode provocar sérios problemas como o isolamento, a depressão e a evasão escolar, Salgado reforça que a campanha vai no sentido contrário à culpabilização de crianças e jovens: “esperamos promover reflexões sobre a relação de educadores com seus estudantes, reforçando a ideia de que quem ensina também aprende e chamando a atenção para o que as iniciativas dos estudantes podem impactar na qualidade da educação e da formação de professores”.

“Quando eu ensino, eu aprendo duas vezes mais”

Ao compartilharem suas histórias sobre os aprendizados que tiveram com os seus estudantes, os educadores do Brasil inteiro podem  provocar outros processos educativos a partir do que os alunos sentem, pensam, criam e espalham, fortalecendo a ideia de que todas as pessoas podem contribuir para a construção de uma sociedade melhor.

Sair da versão mobile