Futebol: o esporte, que é paixão nacional, está na televisão, nas bancas, no noticiário, na rua e no assunto do almoço de domingo. As crianças desde cedo também prestam atenção a esse movimento e muitas acompanham de perto seu time preferido. Pais, professores e cuidadores podem explorar as narrativas de livros infantis sobre futebol para estimular entre os pequenos o interesse pela história do esporte.
O Lunetas reúne nesta lista alguns títulos sobre futebol, para encantar meninos e meninas. Estão escalados autores como Jorge Amado, Ziraldo, Odilon Moraes, Ricardo Azevedo e outros “craques” da ficção para crianças.
Confira a lista de livros infantis sobre futebol
Aquela bola de couro vivia sonhando trezentas mil coisas na prateleira de uma loja de material esportivo. Um belo dia, foi comprada e, logo depois, entrou em campo para sua primeira partida de futebol. O que ela jamais poderia imaginar é que aquele seria apenas o pontapé inicial de muitos outros jogos extraordinários e inesperados.
Nesta narrativa infantil, a imparcial bola Fura-Redes – inimiga número um do zero a zero – acaba se apaixonando por Bilô-Bilô, um goleiro que vive às turras com as bolas. Com bom humor e romantismo, a bola e o goleiro mostram que dois seres com vocações opostas podem se apaixonar.
Um manual para quem quer saber tudo sobre futebol. A partir de uma história de ficção, o leitor é introduzido aos principais fatos e curiosidades do esporte. “Drible” não é lá uma palavra muito fácil de se dizer, já a sua execução, para quem consegue, traz uma sensação muito boa. Joca que o diga: era o maior craque da sua cidade, o rei da pelada na praia, o grande armador do time. Mas, quando seu pai é promovido e tem de mudar de cidade com a família, o menino perde seu posto. Para reconquistar a fama, ele vai passar por muitos desafios.
O livro reúne 16 histórias em quadrinhos do personagem mais famoso do cartunista e escritor Ziraldo, o Menino Maluquinho. O garoto, que vive com uma panela na cabeça, mostra suas habilidades como jogador de futebol e entra em campo com toda sua turma. Eles se aventuram no esporte preferido dos brasileiros, torcendo, fazendo gols e dando bolas fora, sempre com muito humor e espírito esportivo. A edição especial traz a seleção de novas histórias e outras já publicadas nas edições mensais das revistas O Menino Maluquinho e Julieta, a Menina Maluquinha.
Neste livro-imagem, um menino é convidado para uma “pelada” com os amigos logo após assistir, pela televisão, à derrota do Brasil em uma partida da Copa do Mundo. Com um gol de placa, ele abranda a decepção que sentira ao ver a seleção ser desclassificada. Belo retrato sobre os sentimentos que o esporte suscita, este é mais do que um livro sobre o futebol, “uma das mais complexas formações, e formação de compromisso, que a cultura e a sociedade brasileira foram capazes de produzir”, como escreve o professor e psicanalista Tales A. M. Ab’Sáber na quarta capa.
Zuza e Dico são grandes amigos e fanáticos por futebol. Para essa dupla, o campinho de uma pequena cidade do interior é um grande estádio, onde eles ensaiam jogadas sensacionais. O problema é que às vezes eles são driblados pelas meninas, não conseguem dar chapéu nos professores e sofrem contra-ataques do destino. O leitor vai descobrir o valor de uma amizade e como um menino do interior pode se tornar um grande jogador de futebol.
Futebol é um esporte que, além de fazer bem para a saúde, é superdivertido. Os deuses que o digam: eles simplesmente adoram jogar futebol. Sempre jogam uma, duas partidas. O problema é quando o time do Deus de Todos os Deuses perde. Irritado, ele chutou a bola para longe. O que será que acontece? A história do surgimento do planeta Terra e da paixão dos seres humanos pelo futebol é contada de uma maneira bem diferente…
Tem menino que deseja ser super-herói, jogador de futebol e astronauta. Outros sonham em ser estrelas do rock e viajar o mundo cantando para multidões. Mas todos eles também podem querer brincar de boneca, cozinhar receitas gostosas e fazer aulas de dança. Muitos meninos crescem ouvindo que não podem agir e sentir da mesma forma que meninas – por que as coisas têm que ser assim? Este livro é para todos aqueles que acreditam que o importante é ter liberdade para fazer da vida o que se bem entender.
*As descrições sobre cada livro foram elaboradas a partir de material disponibilizado pelas próprias editoras.
Leia mais