O Jogo da Velha (ou Jogo do Galo, ou Tic Tac Toe) é milenar. Estudiosos de jogos antigos dizem que no Antigo Egito já havia registros de tabuleiros da “Velha” esculpidos em pedras. Caminhando mais na linha do tempo, há rumores que o jogo ganhou este nome porque era brincado pelas senhoras mais idosas nas cortes europeias que já não tinham a visão tão boa para bordar. Mas isto não é confirmado.
Uma vez por semana, nosso parceiro Tempojunto sugere brincadeiras que ajudam a estimular algum aspecto do desenvolvimento das crianças. Tudo isso, claro, respeitando o maior valor da brincadeira que é o brincar por si só, a diversão e alegria da brincadeira.
Como brincar de Jogo da Velha?
-
1. No papel
No modo básico do jogo, participam duas pessoas, que jogam alternadamente, preenchendo cada um dos espaços vazios. Cada participante deve usar um símbolo (X ou O). Vence o jogador que conseguir formar primeiro uma linha com três símbolos iguais, seja ela na horizontal, vertical ou diagonal.
-
2. Com pratos descartáveis
É só usar a fita adesiva para fazer o desenho do tabuleiro no chão
-
3. Jogo da velha humano
Seis crianças podem brincar, três em cada time. Quem é X fica com os braços abertos. A equipe do O com as mãos na cintura. Cada um na sua vez se posiciona numa casinha do tabuleiro até formar a “Velha”.
Super divertido! Se não tiver tantas pessoas para jogar, você pode complementar o tabuleiro com objetos como uma bola, um chinelo ou folha e pedras.
-
4. Corrida maluca
Que tal “radicalizar” a brincadeira quando os amigos estão em casa? É um Jogo da Velha misturado com corrida, excelente para uma brincadeira no parque, praça ou na área livre da sua casa. O passo a passo você confere no Tempojunto.
Leia mais