Com o objetivo de estimular o desenvolvimento da linguagem oral, acaba de ser lançado o mais novo aplicativo para interação entre pais e filhos, o “Inventeca”. A partir de duas histórias ilustradas que narram somente com imagens, a criança é estimulada a criar sua própria narrativa oral, com a possibilidade de deixá-la gravada para compartilhar em seu aparelho.
Além de favorecer a imaginação e a criatividade, o Inventeca reproduz a experiência de leitura de imagens. Pais e mediadores podem deixar histórias narradas prontas para serem ouvidas quando não estiverem presentes.
Como se tratam de livros-imagem digitais, crianças a partir dos dois anos já conseguem ler e criar narrativas.
Lembrando que a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que, até os dois anos, deve ser evitado o contato dos bebês com as telas, sobretudo durante refeições ou antes de dormir. Saiba mais sobre o assunto na nossa matéria Telas e crianças: conheça os riscos dessa exposição.
Disponível em iOS e Android, o aplicativo é gratuito e foi produzido pela StoryMax com apoio do Ministério da Cultura, por meio do Edital App pra Cultura de inovação tecnológica, lançado em 2017 com a proposta de fomentar os desenvolvedores, ampliar o conceito de audiovisual, buscando possibilidades de sustentabilidade de mercado.
Lançamento
O evento de lançamento do Inventeca será neste domingo, 22, na Biblioteca Parque Villa-Lobos. A partir das 10h, a StoryMax comanda um debate e uma série de atividades para crianças e adultos.
O encontro é aberto ao público em geral, e contará também com um debate sobre leitura digital, e uma vivência de experimentação do aplicativo com os mediadores de leitura da biblioteca. Confirme sua presença.
Saiba mais sobre o Inventeca no teaser abaixo, e acesse o link de download para iPhone ou para Android.