Crianças estão sujeitas a múltiplas formas de exploração na era da convergência digital, o que inclui os convites ao consumismo e uma intensa exposição à publicidade infantil. Apesar de ilegal no país em qualquer espaço ou meio de comunicação, as práticas abusivas driblam a proteção das crianças em ambientes digitais.
As questões do mundo digital não param por aí: coleta, armazenamento e processamento ilegal de dados infantis, estímulos constantes, hiperexposição e políticas vigilantistas são alguns dos desafios enfrentados por uma infância tecnológica e conectada.
Para debater, refletir e expandir a compreensão de como o modelo de negócios do ambiente social funciona, o evento “As infâncias na era de convergência digital – 4º Fórum Internacional Criança e Consumo” acontece nos dias 16, 17 e 18 de novembro, das 18h às 20h30, para discutir saídas multissetoriais e formas de garantir um ambiente digital seguro e promotor de direitos infantis.
“A internet, mais do que nunca, conta com a presença massiva das crianças e adolescentes, e precisa ser segura e adequada para eles e suas vulnerabilidades. É importante refletirmos sobre como as empresas, o Estado e a sociedade em geral podem assumir suas respectivas responsabilidades na defesa dos direitos de crianças e adolescentes e seu melhor interesse também no ambiente digital”, ressalta Maria Mello, coordenadora do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana. O evento conta com certificado, tradução simultânea e recursos de acessibilidade (legenda descritiva em português e intérprete de Libras).
As infâncias na era de convergência digital – 4º Fórum Internacional Criança e Consumo
Participação mediante inscrição gratuita no site do programa Criança e Consumo.
Painel – Exploração comercial infantil: consumismo ontem e hoje
16 de novembro (terça-feira), às 18h (horário de Brasília)
Com Deh Bastos (iniciativa Criando Crianças Pretas), Humberto Baltar (coletivo Pais Pretos Presentes), Inês Vitorino (LabGrim – UFC) e mediação de Pedro Hartung (Instituto Alana)
Outras atividades:
- Lançamento do livro “O futuro da infância no mundo digital”
- Palestra “Infâncias, consumismo e big data”, com Jeff Chester (Center for Digital Democracy, EUA)
- Show exclusivo de Luedji Luna
Painel – Exploração comercial infantil na internet: desafios contemporâneos
17 de novembro (quarta-feira), às 18h (horário de Brasília)
Com Maria Clara Lacerda (jovem embaixadora Criativos da Escola), Rafael Zanatta (Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa), Renata Tomaz (doutora em comunicação, pesquisadora de infância) e mediação de Bia Barbosa (representante do 3º setor no CGI.br)
Outras atividades:
- Entrevista – Conheça o pai que processou o YouTube para proteger as crianças. Josh Golin (Fairplay, EUA) entrevista Duncan McCann (5Rights Foundation, Reino Unido)
- Encerramento – O que as crianças pensam sobre internet?
Painel – A internet que queremos para as crianças: caminhos multissetoriais
18 de novembro (quarta-feira), às 18h (horário de Brasília)
Com Demi Getschko (CGI.br), Marina Feferbaum (FGV), Paulo Rená (Instituto Beta), Yasodara Cordova (Unico ID Tech) e mediação de Isabella Henriques (Instituto Alana)
Outras atividades:
- Lançamento “Parecer – Dever geral de cuidado das plataformas diante de crianças e adolescentes”
Bate-papo entre a autora do parecer, professora Ana Frazão (Ana Frazão Advogados e Universidade de Brasília), e a professora Caitlin Mulholland (PUC-Rio) - Panorama internacional: Iniciativas de proteção infantil on-line no mundo
Com Awo Aidam Amenyah (Child Online Africa, Gana), Bruno Studer (parlamentar, França), Lionel Brossi (Universidade do Chile) Rys Farthing (Reset Austrália) e Sonia Livingstone (LSE, Reino Unido) - Encerramento
Leia mais