Ícone do sitePortal Lunetas

4 curtas para as crianças conhecerem histórias indígenas

Ilustração de uma indígena em uma mata parada com os olhos em observação

No Brasil, existem mais de 300 etnias indígenas, o que significa que há mais de 270 línguas indígenas diferentes no território brasileiro. Apresentar toda essa cultura ancestral e as histórias indígenas para as crianças – tanto na escola quanto em casa – é valorizar uma parte primordial da história de nosso país, e comunicar aos pequenos a importância de lutar pela preservação dessa diversidade.

Pensando em incentivar essa relação por meio da arte, o nosso parceiro Toda Criança Pode Aprender fez uma seleção de curtas-metragens que trazem histórias indígenas especialmente para o público infantil. São quatro produções que dialogam com povos indígenas não só do Brasil, mas de diferentes lugares do continente americano, contadas do ponto de vista das próprias crianças indígenas.

Dentre as produções, está o premiado “Caminho dos gigantes” (“Way of giants”), dirigido por Alois Di Leo em 2016, e que conta a história de Oquirá, uma menina indígena de seis anos que desafia o seu destino e tenta entender o ciclo da vida.

Acreditamos no potencial das narrativas de ficção para ampliar a noção de mundo das crianças, favorecendo o respeito e a empatia.

Curta-metragens sobre histórias indígenas

Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá, uma menina de 6 anos, vai desafiar seu destino e aprender sobre o ciclo da vida.

A animação apresenta aspectos da cultura yawanawa, que vive no coração da Amazônia, precisamente no Acre, nas margens do Rio Gregório.

Essa animação, feita por crianças da etnia Kalapalo, conta um pouco sobre esse povo e sobre a festa do Kuarup, celebrada na região do Xingu.

O filme é uma produção coletiva entre cineastas indígenas, não-indígenas e antropólogos. O curta é resultado de uma oficina realizada com as crianças Kalapalo, que participaram não só na frente das câmeras, como de todo o processo de gravação.

Para saber mais sobre os curtas, acesse o site do Toda Criança Pode Aprender.

Leia mais

Sair da versão mobile