Vem aí a 5ª Ciranda de Filmes. Trata-se do único festival voltado para filmes sobre a infância, foco exclusivo voltado para a cultura infantil. Com programação totalmente gratuita, o evento começa nesta quinta-feira, 23, e vai até domingo, 26, e acontece no Espaço Itaú de Cinema Augusta, na região da Avenida Paulista, em São Paulo.
Tanto para quem vai conseguir ir pessoalmente conferir, quanto para quem está em outros Estados, preparamos uma seleção com destaques do festival. São filmes que valem a pipoca, e também uma nota na agenda, para não deixar de assistir em outro momento.
Nesta curadoria, consideramos especificamente filmes que falam sobre diferentes infâncias, e relembram nós adultos sobre a importância de se reconectar com o olhar de deslumbramento das crianças sobre o mundo. As produções vêm de países diversos – além do Brasil, México, Cuba, Áustria, Espanha, entre outros.
Confira a lista de filmes sobre a infância
Nas primeiras décadas do século passado, um menino que vive na zona portuária do Rio de Janeiro vê o surgimento do choro ao encontrar os grandes mestres desse gênero musical genuíno, e descobre tudo aquilo que traz dentro de si: uma alma carioca.
O filme acompanha crianças e adolescentes de diferentes origens, a partir de suas vidas às vezes difíceis e confusas, algumas vezes engraçadas e ocasionalmente amargas. Todos eles participam do programa de educação musical (Superar), onde eles se desenvolvem e se tornam pessoas confiantes que aprendem sobre seus potenciais ocultos pelo poder da música.
Uma menina tenta adaptar-se ao mundo real a partir das fantasias próprias de sua idade.
Um menino africano brinca com dentes de leão que viajam por vários lugares até chegar à Europa, atravessando o Mar Mediterrâneo.
Esteban é um garoto de 9 anos que acidentalmente descobre seu talento inato para a música. Apesar das dificuldades para alcançar o sonho de se tornar músico, sua perseverança transformará seu mundo e o daqueles que o cercam.
As peripécias do garoto Zezé para conseguir algumas tampas de panela com o objetivo de tocar na banda com seus amigos. Episódio brasileiro da série Abra porta, cada episódio mostrava a rotina de um país.
Ao som do poema musicado de Casimiro de Abreu, um homem rememora com nostalgia os tempos de criança: a vida no campo, a captura de passarinhos, o jogo de bolas de gude com os colegas, as brincadeiras com arco e perna de pau. Recorda-se também dos banhos de cachoeira, da pescaria, da companhia de uma menina, da ida à missa, da colheita de frutas (jabuticabas e pitangas) e do balanço na rede ao luar. E lembra-se da praia, das ondas do mar e do céu nublado de sua infância.
Maré é o apelido de João, um menino de 10 anos que sonha em ser mestre de capoeira como seu pai, dando continuidade a uma tradição familiar que atravessa várias gerações. O curta mistura ficção e documentário para contar uma pequena história de amor e guerra.
Leia mais