Ícone do sitePortal Lunetas

Filmes e séries com protagonistas com Síndrome de Down

Imagem mostra cena em que uma mulher branca mostra um vídeo no celular para uma menina com síndrome de down.

Para lembrar o Dia Mundial da Síndrome de Down, preparamos uma lista de filmes e séries que trazem crianças com essa condição e suas famílias como protagonistas de aventuras emocionantes. As produções não apenas promovem a representatividade, mas podem ser ferramentas importantes para ampliar a visibilidade para cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil. Além disso, são ferramentas importantes para combater estereótipos e promover a inclusão social.

Caracterizada pela trissomia do cromossomo 21, a Síndrome de Down acomete pessoas independentemente da etnia, gênero ou classe social. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down no Brasil, uma em cada 700 crianças nasce com esta condição genética. Embora compartilhem algumas características, cada pessoa possui uma trajetória única, influenciada por fatores genéticos, contexto social e acesso a estímulos.

O livro Síndrome de Down A-Z (Editora Saberes) destaca que alguns elementos são essenciais no processo de construção da identidade de pessoas com essa condição. Dentre eles, o reconhecimento da deficiência, a descoberta das capacidades individuais e a compreensão da diversidade dentro do próprio grupo. Nesse sentido, produções audiovisuais que apresentam personagens com Síndrome de Down podem contribuir para o combate a estereótipos, evidenciando que essas pessoas possuem múltiplas características e trajetórias.

Pessoas atípicas e suas famílias esperam mais representatividade

De forma leve e divertida, a influenciadora Lívia Oliveira, de 16 anos, e o irmão Augusto Oliveira, de 21, compartilham vídeos sobre o dia a dia com mais de 700 mil seguidores no TikTok e outros milhares no Instagram. Para Lívia, que tem Síndrome de Down, sua presença nas redes sociais pode inspirar diversas famílias porque traz pequenos retratos do cotidiano de uma pessoa com essa condição, e que ainda é pouco representada pela mídia.

Questionados sobre a importância de conteúdos que tragam pessoas com Síndrome de Down para o primeiro plano, eles comentam que ainda parece estranho ter que defender a necessidade de representatividade para determinados grupos. “Todos precisam conseguir se ver representados e se sentir parte de uma comunidade“, comenta Augusto.

“É importante que as séries abordem com naturalidade a presença de pessoas com deficiência entre os personagens retratados. Geralmente, quando há uma pessoa com Síndrome de Down, todo o filme gira em torno da condição dela. É claro que é fundamental tratar do viés político-social e dos cuidados específicos das pessoas com essa condição, mas também precisamos mostrar, de forma divertida, outras questões que fazem parte de suas vidas.”

Os irmãos Lívia e Augusto compartilham nas redes sociais suas brincadeiras e momentos em família. Dentre as produções que mais gostaram, eles indicam a série “A mãe dos pinguins” (Netflix).

Os irmãos contam que assistem programas para relaxar e se entreter. Por isso, defendem a presença de personagens com Síndrome de Down nesse tipo de conteúdo. “Recomendo muito ‘As Mães dos Pinguins’ que não tem medo de mostrar as contradições e virtudes de familiares em um contexto de luta pela inclusão e compreensão do diagnóstico de seus filhos”, diz Augusto.

Se por um lado ainda é preciso avançar para que as produções contemplem a diversidade dessa população, com seus conflitos e questões para o mundo, por outro, o debate se fortalece a cada série, filme ou documentário novo sobre o tema. Por isso, o Lunetas selecionou sete conteúdos que retratam, de forma sensível, a convivência de crianças e adolescentes com Síndrome de Down e ajudam a criar um olhar mais acolhedor sobre as diferenças. Confira:

1. Um lugar para todo mundo (Maria Farinha Filmes e Rota 6)

O filme acompanha a trajetória de Emílio, um menino com Síndrome de Down, e sua família na luta contra a discriminação e a defesa dos direitos das crianças com deficiência. O documentário combina a história do protagonista com reflexões de especialistas em educação inclusiva. Além disso, destaca a importância do acesso à escola, da aceitação social e do combate aos preconceitos. Com uma abordagem sensível e informativa, a produção reforça a necessidade de um mundo mais acessível para todas as crianças.

Onde assistir: Disponível através de aluguel em várias plataformas.

Leia também: ‘Um lugar para todo mundo’ e a inclusão nas escolas

2. As Mães dos Pinguins (Netflix)

A série polonesa apresenta a emocionante trajetória de crianças que estudam em uma escola inclusiva, com foco especial em suas vivências, desafios e conquistas. Mas é através do olhar de suas mães e pais, que a produção retrata o caminho das crianças na busca por inclusão, desenvolvimento e autonomia. Com uma abordagem sensível e realista, os episódios retratam o impacto do diagnóstico, a luta por inclusão e os laços que fortalecem essas famílias. Desse modo, a série ressalta a importância da rede de apoio, do acesso à educação e da quebra de estereótipos, oferecendo uma visão inspiradora sobre a maternidade e a diversidade.

Onde assistir: Disponível na Netflix.

3. Marina não vai à praia (Campo Cerrado Produções)

Dirigido por Cássio Pereira, o curta-metragem nacional acompanha a jornada de Marina, uma adolescente de 15 anos com Síndrome de Down, que deseja conhecer o mar. Quando surge a chance de viajar para a praia, ela então se empenha em tornar o sonho realidade. Premiado mais de 24 vezes em festivais nacionais e internacionais, o filme ressalta a autonomia, a busca pela liberdade e a força de vontade dos jovens com deficiência.

Onde assistir: Disponível no Vímeo.

4. Punky (Company Entertainment)

Anteriormente exibida pela TV Escola no Brasil, a animação acompanha o dia a dia de Punky, menina cheia de energia que tem Síndrome de Down. Ela adora música, dança e abraços, compartilhando momentos especiais com seu irmão mais velho, Con, e o cachorrinho Rufus. Com uma abordagem leve e apropriada para o público mais novo, a série destaca a personalidade vibrante da protagonista assim como suas interações com o mundo ao redor.

Onde assistir: Alguns episódios estão disponíveis no Youtube.

5. Colegas (Gatacine)

O premiado longa-metragem nacional conta a divertida jornada de três jovens com Síndrome de Down em busca de realizar seus maiores sonhos. Inspirados por clássicos do cinema, Stallone, Aninha e Márcio fogem do instituto onde vivem e embarcam em uma aventura repleta de descobertas. O filme dirigido por Marcelo Galvão destaca a importância da liberdade, da amizade e da inclusão. Dessa forma, desconstrói estereótipos e questiona o tabu da autonomia das pessoas com Síndrome de Down.

Onde assistir: Disponível na Netflix.

6. Valentina Despertando Para Os Sonhos (Abano Producions)

O filme espanhol conta a história de uma jovem com Síndrome de Down que sonha em se tornar trapezista, mas teme que sua condição a impeça de alcançar esse objetivo. Inspirada pelas lembranças e ensinamentos de sua falecida avó, Valentina embarca em uma jornada emocionante, aprendendo a abraçar sua singularidade. Com uma narrativa sensível e inspiradora, o filme celebra a determinação e estimula meninos e meninas a refletirem sobre seus sonhos.

Onde assistir: Disponível na Claro TV.

7. O Filho Eterno (Globo Filmes)

Dirigido por Paulo Machline, o drama brasileiro acompanha Roberto, um escritor que vê sua vida transformada com o nascimento do primeiro filho, que tem Síndrome de Down. Primeiramente, ele é tomado por incertezas e frustrações, mas enfrenta um intenso processo de amadurecimento para compreender o verdadeiro significado da paternidade. Baseado no livro de Cristóvão Tezza, o filme emociona ao retratar os desafios e as descobertas dessa jornada.

Onde assistir: Disponível na Globoplay.

Leia mais

Sair da versão mobile