Com a quarentena, o ambiente digital passou a oferecer de forma mais significativa oportunidades de conexão, socialização com os amigos e familiares, além de ser um novo espaço para aprender e brincar. Contudo, nessa relação entre infância e tecnologia, é preciso observar também os desafios, de modo a prevalecer as boas experiências e o respeito à privacidade, além da capacidade de desconectar das crianças, como defendem pesquisadores, especialistas e organizações, como a Unicef e Organização Mundial da Saúde.
Nesse contexto, o Instituto Alana produziu uma série de vídeos para auxiliar famílias e adultos responsáveis a promoverem relações mais saudáveis entre as crianças e as telas durante o período de isolamento social. São ao todo oito depoimentos de especialistas que destacam conteúdos e reflexões que podem ajudar a garantir que os pequenos tenham relações mais éticas, saudáveis e criativas com as tecnologias.
Entre os temas abordados estão o equilíbrio entre as experiências digitais e atividades sem telas, os benefícios da tecnologia durante a quarentena, a qualidade de conteúdo e a publicidade infantil. A playlist completa pode ser acessada aqui.
Equilíbrio entre o digital e o fora das telas
As experiências digitais podem conviver, mas não devem competir com nenhuma atividade essencial ao desenvolvimento pleno da infância: alimentação, sono, movimento e interação humana, estabelece a Organização Mundial da Saúde. Esse equilíbrio deve estar pautado por uma rotina planejada pelos adultos até que, gradualmente, a criança tenha capacidade de se autorregular no ambiente digital a partir da observação de como se sentem, física e emocionalmente, após longos períodos nas telas.
Infância e tecnologia: participantes dos vídeos
- Maria Isabel Barros, pesquisadora do programa Criança e Natureza
- Laís Fleury, coordenadora do programa Criança e Natureza
- Livia Cattaruzzi, advogada do programa Criança e Consumo
- Pedro Hartung, coordenador dos programas Criança e Consumo e Prioridade Absoluta
- Raquel Franzim, coordenadora da área de Educação