Ícone do sitePortal Lunetas

‘Em Casa com Barbatuques’: vamos brincar de fazer música?

Foto de várias pessoas do grupo Barbatuques em cima de um palco de teatro

Palmas, estalos, assobios e muitos outros sons explorados pelas mãos, pés e boca: preparem-se, porque o Barbatuques promete divertir muitas famílias durante o isolamento em casa. O grupo, especialista em brincadeiras musicais que transformam o corpo em uma verdadeira fábrica de instrumentos, começou a série “Em Casa com Barbatuques”, trazendo dicas sobre música e percussão corporal. Os vídeos estão sendo compartilhados pelo Facebook e Instagram.

Fundado em 1995, o grupo paulistano é composto por 13 integrantes, que trabalham de forma artística, criativa e educativa, produzindo oficinas, treinamentos e espetáculos musicais no Brasil e no exterior.

Quem apresenta o primeiro vídeo da série é o integrante e cofundador do grupo, André Hosoi, ensinando os movimentos de uma parte da música “Tampa o Tempo, Tum Pá”. O segundo vídeo, apresentado pelo músico Renato Epstein, mostra como fazer o ritmo de salsa com estalos, palmas e batidas no corpo.

 

A ideia do grupo é produzir um “efeito Barbatuques” e explorar a música de forma lúdica, entreter as crianças e mexer um pouco o corpo durante a quarentena, estimulando o público a produzir seus próprios vídeos com performances em casa. Vai topar o desafio?

Sobre o Barbatuques

Fundado em 1995, o grupo musical paulistano desenvolveu ao longo de sua trajetória uma abordagem única da música corporal através de suas composições, técnicas, exploração de timbres e procedimentos criativos. A partir de pesquisas e criações de Fernando Barba e também de seu contato com o musico Stênio Mendes, o Barbatuques deu origem a diferentes técnicas de percussão corporal, percussão vocal, sapateado e improvisação musical, desenvolvidas em suas experiências coletivas e somadas à bagagem individual de seus integrantes.

Sair da versão mobile