Ícone do sitePortal Lunetas

Lancheira recheada: dicas de recheios para lanches saudáveis

Na imagem, mãos de pele clara preparam um sanduíche. A foto mostra duas fatias de pão recheadas com uma pasta na cor laranja, tomate e agrião. A imagem possui intervenções de rabiscos coloridos.

Após dois anos de pandemia e aulas remotas, o hábito de montar lancheiras pode ter se perdido. Com o retorno gradual às aulas, preparar as comidinhas dos pequenos não precisa ser uma atividade chata e complicada: é possível montar uma lancheira saudável, colorida, com comida de verdade e que fuja dos industrializados. Nos recheios para lanches, é onde moram diversas possibilidades de diferenciar o cardápio do dia-a-dia.

Um bom repertório de comidas é aquele que varia texturas, sabores, proteínas, carboidratos e vegetais. Se possível, incluir orgânicos no cardápio pode tornar o ato de comer ainda mais saudável. Porém, quando os processos da alimentação são compartilhados, os resultados podem ser ainda mais positivos. Para Isabel Bonfim, nutricionista e educadora de nutrição e gastronomia, “é importante que as práticas alimentares saudáveis sejam desenvolvidas no ambiente familiar e nas escolas também, porque asseguram saúde e impactam no fator cognição: desenvolvimento na aprendizagem e automaticamente rendimento escolar”, conta, em nota.

Congelador: o melhor amigo

Algumas receitas de bolos, pães e tortas salgadas podem ser descongeladas um dia antes do consumo e mantidas em refrigeração. Polpas de frutas também podem ser congeladas e utilizadas para o preparo de sucos e algumas receitas. Para preservar a qualidade do alimento, vale transportá-lo em uma bolsa térmica.

O Lunetas traz duas receitas de recheios para lanches, separadas por Isabel. Comer bem e saudável também é comer comida feita com amor.

Recheios para lanches: criatividade para o dia-a-dia

Ingredientes

Como fazer?
Lave os ingredientes: sanitize o limão, o alho e a hortelã. Após a limpeza, esprema o suco do limão, descasque o alho, pique a hortelã com os talos e reserve. Corte as berinjelas em sentido vertical e coloque em uma fôrma com a casca para cima. Fure o legume com um garfo e regue com azeite. Leve ao forno em temperatura de 180ºC até dourar levemente e por igual.

Após esfriar, retire a casca da berinjela. Leve as berinjelas ao liquidificador com o tahine, limão, sal, alho, hortelã picada e água. Porcione em recipiente com tampa e mantenha em refrigeração até servir. A sugestão de acompanhamento é pão integral.

Ingredientes

Como fazer?
Lave o alho, limão, cebolinha e salsinha. Pique bem o alho, a cebolinha, a salsinha e esprema o suco de limão. Reserve em refrigeração. Tempere o peito de frango com açafrão, sal, alho e o suco de limão, deixando marinar por 20 minutos em refrigeração. Passado o tempo, sele o peito de frango em panela de pressão. Acrescente a cebolinha e cubra com o caldo de galinha, cozinhando em fogo médio por 15 minutos.

Após finalizar a pressão, processe o frango e desfie bem. Transfira a proteína para uma tigela com as amêndoas e porcione em um recipiente com tampa. Mantenha em refrigeração até o momento de servir.

Para servir, regue pão com azeite, salpique alecrim e doure no forno. Agora é só curtir recheando com a pastinha!

*Essa pasta também pode ser feita com cenoura. Para isso, utilize duas cenouras no lugar de frango e rale na parte grossa do ralador. Acrescente cebolinha e hortelã a gosto.

Leia mais

Sair da versão mobile