A tradição da cultura afro, que nasceu dos pedidos de pescadores por um mar calmo e pesca farta, reúne no dia 2 de fevereiro milhares de pessoas para a Festa de Iemanjá. Vestidas de branco, elas oferecem flores, perfumes e alimentos à Rainha das Águas.
Por todo o país, a festa também apresenta um sincretismo. Enquanto umbandistas e candomblecistas homenageiam a orixá das águas, católicos celebram Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos pescadores.
“Dia 2 de fevereiro, dia de festa no mar, eu quero ser o primeiro a saudar Iemanjá” – Dorival Caymmi
Patrimônio Cultural de Salvador, a festa da capital baiana é considerada a maior celebração afro-brasileira do estado, com mais de cem anos de história. Mas, festas por todo o país renovam a fé e a tradição por gerações.
Confira algumas festas de Iemanjá para ir com as crianças:
- Salvador (BA): Capital da cultura afro-brasileira, são diversas festas e celebrações pela cidade. Mas a praia do Rio Vermelho é onde milhares de pessoas se reúnem para deixar oferendas e presentes no mar o dia inteiro. Pela tarde, chega a procissão marítima.
- Aracaju (SE): O dia une dois festejos religiosos. Na Orlinha do Bairro Industrial, há o cortejo em homenagem à Iemanjá até o rio Sergipe. Além disso, tem a celebração ao dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município da Grande Aracaju.
- Rio de Janeiro (RJ): Na praia de Ipanema, o Dia de Iemanjá do Arpoador terá uma tarde de atrações gratuitas com samba, batuques e cortejo com oferendas.
- Brasília (DF): A capital do país terá dois dias de festejos na Praça dos Orixás, na orla do lago Paranoá. Ou seja, além de oferendas e cortejo, a programação conta com atrações musicais, feira de artesanato e comidas ancestrais.
- Praia Grande (SP): A cidade tem uma festa tradicional na primeira semana de dezembro. Mas também tem programação no dia 2 de fevereiro com música e cortejo pelo litoral.
- Alcântara (MA): Uma das mais conhecidas do estado, a festa de Iemanjá em Alcântara tem procissões marítimas, danças, músicas e oferendas de devotos pela cidade.
- Florianópolis (SC): Além dos festejos das religiões afro também acontecem, no bairro do Rio Vermelho, procissões marítimas à Nossa Senhora dos Navegantes, como Iemanjá é chamada pelos católicos.