Ícone do sitePortal Lunetas

Cuidando de quem cuida: receitas de escalda-pés para reenergizar

Como fazer escalda-pés: foto de uma bacia com ervas, flores e água quente. Mãos fazem massagem nos pés.

Um carinhozinho nos pés é sempre bem-vindo, sobretudo nos dias frios.

A mãe que está há meses sem dormir uma noite inteira por conta da amamentação. O pai que está cheio de olheiras pelas noites em claro. A doula que só precisa de um descanso merecido depois de acompanhar um parto. Os professores que chegam em casa exaustos após uma jornada infinita de trabalho. A babá que passa mais tempo com o filho dos outros do que com os seus próprios. Quem é que não precisa de um carinho no fim do dia? Que tal fazer um escalda-pés para promover esse cuidado?

Em um contexto de cuidados compartilhados com o bebê, o período do pós-parto é um desafio: privação do sono, dores nas costas, desgaste emocional. Então, cuidar do corpo é fundamental para dar conta de tudo de todas as demandas que uma criança traz. Seja você a mãe, o pai ou cuidador.

Pensando nisso, o site Não me Chamo Mãe publicou uma inspiração valiosa para passar por essa fase sem maltratar a saúde do corpo e nem a da mente: escalda-pés com ervas medicinais.

O que é o escalda-pés?

Para quem não conhece, trata-se de um banho terapêutico para os pés. Ele relaxa todo o corpo e contribui também para um maior equilíbrio mental para seguir com as tarefas do dia a dia com as crias.

Para que serve?

A cultura do banho é milenar, praticada desde a Grécia e Roma Antiga, nos banhos públicos, que promoviam encontros sobre temas políticos e sociais. Além de serem um ritual de purificação e conexão com a essência do corpo e da alma, os banhos terapêuticos eliminam toxinas através da pele. O escalda pés é indicado para tratar stress, nervosismo, micoses, dores nas pernas, cansaço, frieiras, problemas de circulação, calos, gripes, resfriados, insônia e muitos outros males. São muitas as flores e ervas que podem servir de matéria-prima, basta escolher a que mais te agrada ou corresponde com o benefício que você busca, como camomila, lavanda, alecrim, erva doce, entre outras.

Quem ensina como fazer é a aromaterapeuta, professora e mãe Fernanda Telles. “Minha ideia é ajudar todas vocês a criarem seu próprio templo sagrado de conexão com a natureza. E com a sua essência mais íntegra, visceral, cíclica e instintiva. Vamos juntas criar um ritual de beleza nesse inverno, passaremos pelos dias mais frios do ano e nós mulheres merecemos estar bem cuidadas e usufruindo do conforto inspirador da energia do inverno”, diz a especialista.

“É tempo de silenciar um pouco mais do mundo exterior e olhar para dentro para ouvir o batuque do nosso coração e da nossa natureza feminina”

Como fazer escalda-pés?

Dicas para potencializar esse cuidado

A dica da Fernanda Telles é complementar o ritual com outros elementos relaxantes para potencializar ainda mais o seu efeito. “Você pode colocar um cristal do poder dentro da bacia do escalda-pés, compor o ambiente com velas, uma música gostosa e tomar um chá bem quentinho”.

Também é possível preparar escalda-pés com cristais, sal grosso, óleos essenciais aromáticos e terapêuticos, como capim limão, que é indicado como harmonizador e para relaxar a mente cansada e lavanda, usado como calmante natural.

Para conferir uma listinha completa com as propriedades de cada óleo, acesse a publicação do Não me Chamo Mãe.

Leia mais

Sair da versão mobile