Crianças são bem-vindas na cozinha e, entre uma ajudinha ou outra, podem ir desenvolvendo autonomia. Mas, depois de liberar tarefas simples como descascar uma fruta, amassar o pão ou até fazer um ovinho mexido, como saber se elas já estão prontas para fazer uma receita sozinhas? E quais cuidados os responsáveis devem ter para incentivá-las a conquistar seu espaço com segurança?
Para a pediatra Flávia Oliveira, o mais importante não é se apegar ao que está sendo preparado, mas como e em que ambiente isso acontece. Idealizadora da “Liga da cozinha afetiva”, com receitas e indicações de alimentação para crianças, ela reforça que envolver crianças na culinária do dia a dia ajuda a construir um comportamento alimentar mais saudável.
“Quando ela compartilha a refeição e participa do preparo, experimenta mais tipos de alimentos, pois tem contato com sabores e texturas diferentes”. Ou seja, a criança pode se alimentar melhor quando tem familiaridade com essa variedade de frutas, verduras e carnes.
Outros benefícios envolvem:
- Conexão amorosa e tempo de qualidade com a família;
- Conversas e identificação sobre os gostos e as preferências da criança;
- Exercício de leitura de rótulos;
- Resoluções de pequenas contas matemáticas (medidas e proporções);
- Regulação do tédio e da ansiedade ao esperar uma receita ficar pronta.
Como trazer as crianças para a cozinha?
Para a nutricionista Cynthia Howlett, as melhores estratégias para as famílias envolverem as crianças é criar um universo da cozinha para elas, sempre de forma adaptada. “As crianças podem ter um avental, medidores coloridos, uma colher e uma concha só delas”, sugere. “Saber que têm o próprio material já cria esse universo lúdico da culinária.”
Vale participar desde a escolha da receita até a ida ao mercado. “Assim, elas podem se animar a variar o cardápio — e as possibilidades crescem conforme ganham experiência”, diz.
Para incentivar o preparo de lanchinhos mais rápidos, a nutricionista recomenda usar o que as famílias têm em casa, como frutas, iogurtes e cereais.
“A criança que prepara uma refeição coloca no prato carinho, amor e atenção. Ela se envolve com o alimento, pois vai querer experimentar o que fez, e se sente mais autônoma, pertencente e orgulhosa de ter preparado algo para todos comerem.” – Cynthia Howlett, nutricionista
Quando saber se ela já pode fazer uma receita sozinha?
Ensinar a cozinhar requer uma progressão de acordo com as habilidades de cada criança. Primeiro, ela pode lavar o alimento, depois descascar com utensílios seguros, e então amassar e misturar ingredientes. Esse passo a passo sustenta a autonomia sem pular etapas.
Dessa forma, a resposta ao “posso fazer sozinho?” vai depender da receita e da experiência prévia. Para Flávia Oliveira, “a partir de um ano ela já consegue manipular movimento de pinça e pode pegar os objetos, descascar e amassar”.
A pediatra reforça que o uso de facas e outros utensílios pontiagudos demandam mais atenção e devem ter o acompanhamento dos responsáveis. “Mas é possível usar talheres de plástico, sem pontas e serras”, sugere.
Já Cynthia Howlett explica que “a partir dos onze ou doze anos, a criança pode começar a fazer pratos simples com supervisão e ligar o fogão com cuidado.”
Como os adolescentes têm “todas as capacidades motoras, mentais e intelectuais para fazer uma receita”, Flávia afirma que eles estão mais preparados para se aventurar sozinhos na cozinha.”
Tarefas adequadas para cada idade
- A partir de 1 ano: pode buscar os ingredientes e observar os adultos
- A partir dos 3 ou 4: descascar, limpar, amassar e misturar
- A partir dos 11 anos: fazer seus próprios lanches, fritar ovo e usar o fogão
- Adolescentes: podem aprender a fazer refeições mais complexas
*Em todas as etapas é indispensável a supervisão de adultos
Fontes: Flávia Oliveira (pediatra) e Cynthia Howlett (nutricionista)
Criatividade e receitas saudáveis
Para estimular essa autonomia e novas experiências culinárias, que tal convidar as crianças para prepararem receitas simples e nutritivas? Vitaminas, saladas ou sucos são opções seguras e não precisam de gás e fogo. Confira as sugestões que Cynthia Howlett compartilhou com o Lunetas.
3 receitas para as crianças fazerem (quase) sozinhas
1. Vitamina de frutas congeladas
Ingredientes:
- Frutas vermelhas congeladas
- Uma banana sem casca congelada
- Água de coco ou leite
- Aveia em flocos finos
Como fazer:
Bata no liquidificador e coloque uma colher de sopa de aveia.
2. Bolo de caneca de limão (sem glúten, sem lactose)
Ingredientes:
- 1 ovo
- 1 colher de farelo de aveia
- Suco de ½ limão
- 1 colher de sopa de açúcar de coco ou de mel
- 1 colher de café de fermento
Calda
- Suco de ½ limão
- 1 colher de sopa de açúcar de coco
Como fazer:
Misture todos os ingredientes na caneca. Leve ao micro-ondas por um minuto e meio a dois. Misture os ingredientes da calda e jogue por cima do bolo ainda quente.
3. Mousse de chocolate
Ingredientes:
- 1 e ½ pote de iogurte integral
- 1 barra de chocolate 70%
- 30g de leite em pó
Como fazer:
Derreta a barra de chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Adicione o iogurte e, em seguida, o leite em pó. Leve ao congelador por 45 minutos ou à geladeira por duas horas.
Segurança básica na cozinha com crianças