Sol, calor e muita energia: o verão chegou! Acompanhado das férias dos pequenos, o verão exige muita criatividade e inspiração para renovar o repertório de atividades para fazer nesse período. Se os dias não estiverem cheios e der para encaixar novas sugestões do que fazer, o parceiro TempoJunto dá sugestões de brincadeiras de verão que, com certeza, vão fazer sucesso com as crianças. Não esqueça da garrafinha de água e do protetor solar.
Brincadeiras de verão: 10 ideias criativas para dias de sol
1 Criar um circuito de atividades na calçada
Com um giz de cera e criatividade, é esperada muita correria e diversão! Crie séries de atividades desenhando no chão por onde as crianças devem passar. Seja correndo, andando ou pulando com um pé só, as possibilidades são gigantes.
2 Pintar a calçada com água
Está sem giz por perto ou achou complicado planejar um circuito? Não tem problema! Arranje pincéis e água para pinte os muros e as calçadas.
3 Fazer uma cascata de garrafas
Um pedaço de madeira, garrafas pet, tesoura e cola quente: com quatro materiais, é possível montar uma estrutura de cascata junto das crianças. É importante que um adulto realize o manuseio da cola quente e tesoura.
4 Pintura com flores
Que tal começar a utilizar flores como pincéis? O Lunetas também traz receitas de tinta comestível para deixar a brincadeira mais sustentável!
5 Fazer uma sopa de fada
Flores, folhas, conchas e pedras, juntas, permitem que a criança crie uma saborosa “sopa de fada” para brincar. Não se esqueça de supervisionar, pois a sopinha não é comestível, combinado?
6 Acerte o alvo com esponja
Em uma calçada, utilize gizes de cera coloridos para desenhar um alvo. Com esponjas velhas, molhadas ou não, sua competição de tiro ao alvo já está pronta!
7 Derreter giz de cera
Sobraram pedacinhos de giz de cera das brincadeiras anteriores? Você pode separar os pedaços por cores parecidas ou realizando misturas. Corte-os em pedaços com cerca de 1,25cm de comprimento, coloque em um recipiente para micro-ondas e derreta de dois a quatro minutos, parando a cada 30 segundos para mexer. Após derreter, coloque em forminhas e/ou moldes e deixe na geladeira por cerca de uma hora.
8 Navegar em barquinhos de gelo
Para essa atividade são necessários canudinhos, copos pequenos, fita, papel e tesoura. Dobre uma parte do canudinho e cole com a fita no fundo do copo. Coloque água até a metade do copo e deixe no congelador/freezer por algumas horas. Após congelar, utilize água para desenformar e voilá! Chame as crianças e deixe que elas construam seus próprios navios piratas, utilizando papel para fazer uma vela nos canudinhos. Refrescante e divertido.
9 Caça ao tesouro no gelo
Das brincadeiras de verão, essa com certeza é uma das mais desafiadoras. Coloque pequenos brinquedos em um recipiente grande (e que caiba no congelador/freezer!). Encha de água e utilize corantes para dar um toque especial na artimanha. Após congelar, desenforme e deixe que as crianças quebrem o gelo para começarem a encontrar tesouros gelados.
10 Pintar camiseta com guerra de balão de tinta
Essa brincadeira requer camisetas velhas, espaço aberto e muita disposição, pois é uma das atividades mais bagunceiras possíveis. Dilua tintas de tecido coloridas na água, encha balões com as misturas e comece a guerra! É importante que as crianças usem óculos de proteção, para que a tinta não atinja seus rostos.
Leia mais
Leia mais: Brincar de ciência: 5 atividades científicas para as crianças