“Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito”, diz a Convenção dos Direitos da Criança, ratificada por 196 países – entre eles o Brasil. Além de reconhecer o brincar livre como um direito fundamental para uma infância digna e saudável, a Semana Mundial do Brincar (SMB) busca melhorias para tornar “as cidades acessíveis e acolhedoras para as crianças durante o ano todo”, aponta Letícia Zero, coordenadora da Secretaria Executiva da Aliança pela Infância, em nota. A Semana do Brincar é uma política pública em mais de 60 cidades brasileiras.
Desde 2010, espaços como parques, praças, clubes, bibliotecas, universidades e ruas abertas promovem atividades para crianças e adultos de todas as idades, sempre de maneira gratuita, em datas próximas ao Dia Mundial do Brincar (28 de maio).
Semana Mundial do Brincar 2023
Em 2023, com o tema “A natureza do brincar”, a Semana do Brincar nos convida a pensar sobre a essência do brincar e seu espaço de pertencimento: a natureza e os espaços abertos. A programação completa da 14ª edição da SMB pode ser encontrada no site aliancapelainfancia.org.br.
De 22 a 26 de maio, o Espaço Alana – que desenvolve ações socioeducativas e articulação comunitária no Jardim Pantanal, Zona Leste de São Paulo – realiza uma série de atividades on-line e presencial para estimular a curiosidade e a busca pelo conhecimento, garantindo a todas as crianças o direito de brincar ao ar livre e de se vincular com seu território, com o outro e com a vida. Tem brincadeiras, palestras, debates, rodas de conversa, oficinas, plantio de mudas, contação de histórias e apresentações musicais… Confira!
* A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança pela Infância com a parceria de dezenas de organizações, entre elas o Espaço Alana, programa do Instituto Alana. O objetivo comum é levar a pauta da importância do brincar para o máximo de pessoas possível.
O guia “Como implementar a Semana Municipal do Brincar na sua cidade”, uma parceria entre a Aliança pela Infância e o movimento Unidos pelo Brincar, orienta gestores e sociedade interessados em tornar o brincar uma política pública na sua cidade.