Esperar o Papai Noel pode ser emocionante para as crianças. Esta semana, o nosso parceiro Tempojunto sugere quatro brincadeiras para o Natal que irão distrair toda a família até a chegada do Bom Velhinho. As brincadeiras servem para qualquer outro momento de reunião da família ou de amigos.
Confira algumas brincadeiras para o Natal
-
1. Qual é a música?
Inspirado no jogo do programa Silvio Santos (!), divide-se a turma em duplas ou trios misturados. Cada um fala ao mestre do jogo o nome de uma música que conhece. O mestre coloca todos os nomes em um saquinho ou caixa e o jogo começa. Um membro de cada equipe na sua vez sorteia uma música. Ele pode fazer a mímica do nome ou cantarolar com a boca fechada a melodia. Sua equipe pode dar o primeiro palpite. Depois, os palpites são liberados para os demais participantes. Quem acertar o nome correto da música, ganha ponto.
Numa variante desta brincadeira, o mestre fala uma palavra e as equipes precisam cantar músicas que tenham esta palavra. Cada equipe pode cantar apenas uma música. Todos que conseguirem encontrar uma canção com a palavra escolhida ganham um ponto. Se uma equipe acertar a música que o mestre pensou, ganha 2 pontos.
-
2. Mímica
Hoje já existe até um jogo (“Imagem e ação”) que traduziu comercialmente esta brincadeira. Mas, o básico é o seguinte: escolhe-se previamente nomes de filmes e músicas. Cada equipe sorteia um nome e um participante faz a mímica para sua equipe acertar. Se a equipe errar três vezes, as demais podem dar seu palpite.
-
3. Distribuir os presentes
Esta não é necessariamente uma brincadeira, mas para as crianças pode ser tão divertido distribuir os presentes para os adultos quanto abrir os próprios. Uma ideia é procurar os presentes dos mais velhos numa caça ao tesouro. Quando retornar à sala, os presentes das crianças estarão na árvore.
-
4. Brincadeira “A Cor do Abraço”
Entregue a todos os participantes papeizinhos escrito “branco”. Explique que vai falar diversas cores e as pessoas que tiverem a cor devem levantar e se abraçar. Como os papeis todos estão escrito apenas branco e os participantes não o sabem, ficam esperando dizer a cor que esta em seu papel. O orientador vai falando diversas cores como amarelo, azul vermelho, rosa e nada de ninguém levantar. No final, ele fala “branco” e todos levantam para um grande abraço de Natal.
Leia mais