Inspirado no livro “A Turma da Floresta – uma brincadeira puxa outra”, primeira obra infantil publicada pela autora Ana Lúcia Machado, o selo de “Livro do Educador – brincando com a natureza” apresenta maneiras de explorar na prática aquela história sobre um grupo de crianças que se reúne num parque do bairro para brincar com o que a própria natureza lhes oferece. O objetivo é fortalecer e apoiar as ações de educadores, contribuir para o desemparedamento da infância e promover a reconexão das crianças com a natureza.
Atenta ao desenvolvimento integral infantil, a publicação revela a vocação lúdica da natureza e expõe a criança à riqueza e à diversidade natural, abrindo um leque de possibilidades de brincadeiras e invenção dos próprios brinquedos, tendo a natureza como matéria-prima.
Assim, ao convidar os pequenos a vivenciarem um brincar ecológico no dia a dia e incentivar o brincar em áreas verdes e espaços abertos, as páginas desse livro ensinam a fazer brinquedos com elementos da natureza, além de divertidas brincadeiras como “varinha mágica” e “mensageiro dos ventos” que nutrem a imaginação, estimulam a criatividade e promovem a saúde da infância e do planeta.
Com texto de Ana Lúcia Machado, autora especializada na primeira infância, e ilustrações de Daniel Salvetti, a publicação “A Turma da Floresta – uma brincadeira puxa outra – Livro do Educador – brincando com a natureza” pode servir de suporte para educadores explorarem a natureza com as crianças de forma imaginativa e criativa. Disponível nas versões física e digital.
No Livro do Educador, você vai encontrar uma apresentação sobre o ciclo do brincar e sua importância para o estímulo da imaginação e da criatividade. Em seguida, conhecerá os efeitos da relação com a natureza e o brincar livre em ambientes naturais no desenvolvimento da criança, destacando a vocação lúdica da natureza e as características dos elementos naturais. Por fim, acessará um passo a passo das brincadeiras da Turma da Floresta, incentivando a construção de brinquedos pelas mãos das crianças e oferecendo aos educadores sugestões de como envolver as famílias e seus filhos neste propósito de reconexão com o mundo vivo.
“Quando oportunizamos à infância a conexão com os reinos mineral, vegetal e animal, estimulando seus sentidos com formas primordiais, substâncias vivas e materiais orgânicos, fortalecemos a verdade de que fazemos parte de um todo – pertencemos a um sistema e somos interdependentes”, escreve a autora na apresentação.
“Garantir a formação de uma nova geração de guardiões da natureza e, por conseguinte, a preservação da vida e a sustentabilidade planetária”
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João é a primeira criança a chegar no parque numa tarde fria de outono. Enquanto espera a Turma da Floresta, caminha pelo parque, até que tropeça num graveto. O menino pega o graveto do chão e inaugura uma tarde cheia de aventuras e brincadeiras. Em quantos brinquedos diferentes um simples graveto pode se transformar nas mãos das crianças?