Ícone do sitePortal Lunetas

Tosse infantil: um recurso do corpo para eliminar secreções

Imagem de uma menina levando a mão à boca enquanto tosse. Ela está deitada em sua cama embaixo do lençol, que tem estampa de nuvens.

Em tempos de coronavírus, uma simples tosse nas crianças já é sinal de alerta para os pais. Porém, na maior parte das vezes, a tosse é causada por uma infecção das vias respiratórias superiores, ou seja, um resfriado comum. O pediatra Daniel Becker, do canal Criar e Crescer, compartilha algumas dicas para ensinar a criança a tossir e ajudar os pais a entenderem as diferentes causas da tosse infantil.

Ele explica que a tosse é melhor compreendida como um sintoma. “É a maneira que o nosso corpo criou de eliminar secreções ou corpos estranhos que estão obstruindo as vias aéreas na passagem livre do ar para os pulmões”, diz. Isso produz, segundo ele, um reflexo de inspirar com força, gerando uma pressão positiva (tosse) e expulsando, assim, as secreções acumuladas.

A tosse infantil é comum?

A tosse infantil é muito frequente, sobretudo se for crônica, podendo ser um incômodo para as crianças e também para as famílias. A tosse pode ser de origem viral, que é a expressão mais comum de resfriados, gripes, sinusites e traqueobronquites virais, por exemplo; ou de origem bacteriana, que precisa de antibiótico para curar, com recomendação médica.

Para facilitar a tarefa do organismo de eliminar essas secreções, o pediatra recomenda hidratação, que pode acontecer das seguintes maneiras:

Veja mais informações no vídeo:

Sair da versão mobile