Ícone do sitePortal Lunetas

Sessão coletiva para assistir filmes e debater as infâncias

Na imagem, mãe, filha e pai olham para a tela de um notebook. Os pais sorriem enquanto assistem a tela e a menina está com as mãos na boca. Eles são negros. A imagem possui intervenções de rabiscos coloridos.

Assistir filmes já é uma atividade gostosa, mas estando acompanhado pode ser ainda melhor: juntando até cinco pessoas é possível realizar uma sessão de filmes coletiva, on-line e gratuita na plataforma Videocamp. São 39 filmes disponíveis para chorar, ser feliz e refletir em conjunto. Seja falando de natureza, direitos da criança, bem viver ou mostrando práticas para pensar em um futuro melhor, o Videocamp tem o filme ideal para gerar debates e inspirar mudanças positivas no nosso cotidiano.

 “Os filmes e séries são apenas a porta de entrada para construir transformações”

A intenção da Sala Virtual e do agendamento de sessões on-line é retomar e fortalecer o propósito do assistir coletivo, proporcionando um espaço de trocas que têm o potencial de mobilizar e transformar. O término da ação está previsto para julho, então não perca a chance de realizar sessões conjuntas com amigos, estudantes e demais interessados.

Que títulos o catálogo oferece?

Dos 39 títulos, você encontra os documentários “O começo da vida” e “O começo da vida 2: lá fora”, para conhecer a importância que a primeira infância tem para o desenvolvimento pleno de crianças vivendo entre o urbano, a natureza e a tecnologia. Já em “Um crime entre nós”, panoramas sobre abuso e exploração sexual infantil mostram um Brasil que ainda falha em proteger todas as infâncias de maneira efetiva.

Quer trazer a discussão política para os alunos e apresentar iniciativas autônomas de liderança ao redor do país? Os quatro episódios do documentário “Política – modo de fazer” podem ajudar na missão. Busca inspiração para desenvolver projetos dentro e fora da sala de aula? No documentário “Corações e mentes – escolas que transforma”, estudantes transformam e mobilizam a realidade que os cerca. 

Além dos documentários, o curta-metragem ficcional “O menino que não queria nascer” mostra a trajetória dos direitos das crianças até a origem do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990. 

Como fazer minha sessão na Sala Virtual?

Acesse o catálogo para saber quais filmes estão disponíveis para a sessão coletiva. Caso ainda não tenha cadastro na plataforma, é necessário que o organizador da sessão faça um  para prosseguir com o agendamento.Não é possível agendar uma sessão pública: é tarefa do organizador da sessão encaminhar convites privados de acesso à sala virtual aos demais participantes, que não precisam necessariamente ter cadastro na plataforma para assistirem os filmes.

Na página da obra escolhida, clique no botão de agendamento de sessão e selecione a opção “sessão online”. Após responder as perguntas obrigatórias, a sessão será agendada e você receberá um e-mail de confirmação.

As sessões acontecem em uma sala virtual à qual o organizador terá acesso por meio de um link, que pode ser compartilhado com os participantes da sessão.

Como participar das sessões de filmes como espectador?

Os convidados devem entrar no link da sala virtual, na data e horário informados no convite. O acesso é liberado mediante preenchimento de um formulário com dados pessoais como: nome, sobrenome, data de nascimento, confirmação de e-mail e local de acesso (país, Estado e cidade). 

Terminei de ver um filme, e agora?

Se o filme deixar aquele gostinho de “quero mais”, que tal se aprofundar na obra e suas temáticas? Há materiais de apoio e planejamento de aulas na plataforma e também é possível buscar informações adicionais em fontes confiáveis. Você pode ainda organizar um debate sobre o conteúdo assistido, prolongando o espaço para o diálogo, trazendo especialistas e outros profissionais para conversas inspiradoras.

Recursos das sessões on-line

Acessibilidade

Na plataforma Videocamp, estão disponíveis as ferramentas de acessibilidade Hand Talk (aplicativo que traduz automaticamente texto e áudio para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), navegação por teclado e ajuste de tamanho do texto. Os recursos de acessibilidade das obras são de responsabilidade das pessoas que se cadastram no Videocamp. A plataforma incentiva realizadores a produzirem e disponibilizarem títulos acessíveis.

Para uma melhor experiência da sessão de filmes, é recomendado utilizar versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Safari. As obras são reproduzidas através do player do Vimeo, sendo recomendado que organizadores e espectadores tenham uma internet estável para assistirem aos filmes.

* O Videocamp é uma plataforma on-line que reúne filmes com potencial de impacto que podem ser exibidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e de forma gratuita. Mais respostas podem ser encontradas na seção de perguntas frequentes da ação.

Leia mais

Sair da versão mobile