Em comemoração ao início do ano letivo de 2019, o Videocamp e a produtora Maria Farinha Filmes liberam, entre os dias 4 e 11 de fevereiro, o episódio “Eu, você e o mundo todo”, o segundo da série “Corações e mentes, escolas que transformam”, de Cacau Rhoden . O capítulo se destaca por abordar o trabalho em equipe na escola, fundamental para o exercício da cidadania, e como essa competência pode ser compreendida para o alcance de resultados compartilhados em ambiente escolar e para a resolução de conflitos.
Trabalho em equipe na escola é fundamental para o exercício da cidadania.
Cacau Rhoden, diretor, ressalta que a série é um convite para que os educadores, famílias e sociedade em geral sejam, ainda mais, agentes de transformação, especialmente nesse momento de reencontro escolar.
“A educação necessita do engajamento de todos, e com essa série queremos espelhar realidades, ouvir experiências, inspirar por meio do incerto e do mutante. Ou seja, deixar que a transformação seja algo livre, como ela deve ser, sempre impermanente, assim como é a vida, uma experiência em constante transformação”, diz.
Além do trabalho em equipe, os outros episódios abordam a importância da empatia, da criatividade e do protagonismo nas práticas de escolas públicas, comunitárias e particulares do Amazonas, Bahia, Ceará, Paraná, Pernambuco e São Paulo.
- Os quatro episódios de “Corações e mentes, escolas que transformam” estão disponíveis para exibições públicas e gratuitas aqui.
Competência transformadora
Capacidade de trabalhar em parceria, na diversidade, empreendendo ações conjuntas em prol de resultados comuns. Ser capaz de liderar de forma colaborativa, assumindo papéis diferentes e complementares.