Você já ouviu falar em algo chamado “Sala de Ames”? Apesar do nome aparentemente complicado, o princípio é simples, e acontece uma ilusão de óptica. Baseado nos estudos do físico alemão Hermann von Helmholts, o experimento foi criado em 1946. Nosso parceiro Manual do Mundo transforma tudo isso em uma brincadeira superdivertida para fazer em casa com as crianças.
A partir de uma estrutura de madeira que apresenta medidas distorcidas, a brincadeira da Sala de Ames é criar diferentes efeitos de ilusões visuais a partir de um determinado ângulo, a chamada “ilusão de óptica”.
O mais curioso é a origem da coisa toda. Quem inventou essa brincadeira foi um oftalmologista norte-americano chamado Adelbert Ames Jr. – daí o nome “Sala de Ames”. A ideia é criar um ambiente todo distorcido, mas que, quando a pessoa olhe através de um ponto específico, tenha impressão de ser uma sala comum.
O efeito de encolhe-estica é criado justamente pela ilusão de óptica e acontece pela forma como nossos olhos enxergam um objeto comparativamente com outro. Assim, quando um objeto é colocado perto da aresta maior, em comparação, ele vai parecer pequeno. Da mesma forma, quando o mesmo objeto é colocado perto da aresta menor, ele dá a impressão de ser grande.
Para fazer em casa, você vai precisar de papelão, papel, régua, tesoura e, claro, alguma paciência para medir as arestas bem direitinho para garantir que o efeito funcione. A Sala de Ames é uma ótima pedida para aprender Física brincando.