Ícone do sitePortal Lunetas

12 respostas para perguntas ‘sem noção’ sobre maternidade

Uma mulher com um bebê no colo está em frente a um computador com as mãos na cabeça. A matéria traz perguntas sobre maternidade "sem noção" e sugestões de como respondê-las.

Além dos desafios de maternar, muitas perguntas inconvenientes – às vezes até carregadas de boas intenções – costumam rodear o dia a dia das mães. “Por que você não quer ser mãe?”, “Cuidado com o peso”, “Quando vai dar um irmãozinho?” são exemplos de perguntas que todas as mulheres já ouviram.

Embora constrangidas e desconfortáveis, as palavras podem sumir e aquela resposta bem dada só aparece horas depois. Assim, as reações mais comuns são ficar em silêncio, dar uma risadinha sem graça, uma resposta ríspida ou se sentir culpada.

Mas, para se posicionar e dar boas respostas, a psicoterapeuta Daniela Umaras recomenda “assertividade”. De acordo com ela, essa é a palavra-chave para perguntas invasivas, pois corta o assunto sem mais delongas. Assim, “você se posiciona de maneira direta, sem ser passiva, apenas aceitando tudo o que dizem. Mas, por outro lado, também sem ser agressiva, dando respostas grosseiras.”

Depois de ouvir mães ainda gestantes ou de longa data sobre as principais perguntas sem noção, separamos 12 sugestões de respostas para começar a treinar desde já!

Perguntas sobre maternidade e sugestões de como respondê-las

Leia mais

Sair da versão mobile