Ícone do sitePortal Lunetas

Pula num pé só: 7 brincadeiras com corda superdivertidas

Um menino com um moletom laranja segura uma corda estendida atrás de sua cabeça

Hoje, nosso parceiro Tempojunto mostra muitas maneiras de brincar com o mesmo brinquedo. Confira 7 sugestões de brincadeiras para fazer com corda.

Conheça brincadeiras para fazer com corda

A primeira dica é a mais básica: pular corda do jeito tradicional. Saiba sobre benefícios de pular corda para as crianças e onde ela ensina até trovas para a hora de brincar.

Tempojunto

Pular corda é um ótimo exercício para mexer o corpo, além de ser superdivertido

Uma criança fica no centro da roda com a corda e os outros participantes da brincadeira ficam em redor, formando um círculo. Quem está no meio gira a corda bem rente ao chão e os demais precisam pular a corda sem deixá-la encostar na perna ou pés.

O pegador usa a corda para “laçar” os outros participantes do pique. Fica ainda mais divertido se os adultos entram na onda também.

Tempojunto

A brincadeira de laçar pode ser feita em duplas ou em grupos maiores, inclusive com adultos

Esta vale para as crianças a partir de dois a três anos: brincar de equilíbrio. O desafio é ir colocando um pé na frente do outro, sem cair. Se estiver fácil, experimente fazer a brincadeira andando de costas.

Tempojunto

Treinando o equilíbrio sobre as cordas: se estiver fácil, que tal tentar andar de costas?

Essa é outra brincadeira com corda que é clássica. Caso você não conheça, é a atividade em que os participantes (mínimo de 2) são divididos em times e cada um pega uma das extremidades da corda. No chão é feita uma marca que identifica o meio da corda. Ganha o time que conseguir puxar o outro até atravessar a marcação no chão. Descobri, outro dia, que dá até para irmãos de idade diferentes brincarem juntos!

Agora, se você está com crianças mais velhas e quer dar uma incrementada no desafio, pode colocá-las em alguma plataforma da onde elas precisam puxar o oponente sem cair. Testem primeiro para não deixar as crianças subirem em algo que vire facilmente (porque aí fica perigoso).

Para quem, como eu, cresceu achando o máximo livros como o “Manual do Escoteiro Mirim”, da Disney, essa atividade é perfeita para rechear um dia de férias: aprender a dar nós. Nesse post do Mother Earth News você aprende 10 diferentes tipos de nós.

Leia mais

Sair da versão mobile