Ícone do sitePortal Lunetas

‘Pergunte à cientista!’ leva o universo científico às crianças

Pergunte à cientista: imagem de uma mulher branca, com cabelo azul e roxo, que veste uma blusa branca com bolinhas pretas. Atrás dela um computador.

Como acontece uma aurora boreal? Como viviam os dinossauros há 40, 70 ou 100 milhões de anos atrás? Para falar de ciência com as crianças – e mostrar que a produção científica também é lugar de meninas e mulheres -, a websérie “Pergunte à cientista!” conecta cientistas mulheres às cientistas do futuro.

Em cinco episódios, a curiosidade infantil pode passear por temáticas como paleontologia, astrobiologia, física espacial, matemática e zoologia, sempre amarradas a histórias de mulheres corajosas e inteligentes. Quebrando barreiras de gênero e construindo novos modelos para a infância, as cientistas da websérie nos lembram que mulheres podem ocupar cargos importantes na ciência ou em qualquer área em que desejarem contribuir.

As mulheres por trás de “Pergunte à cientista!”

A partir de uma pesquisa desenvolvida pela Companhia Delas, um grupo de teatro formado apenas por mulheres, a websérie “Pergunte à cientista!” nasce focada na valorização de histórias de mulheres e da ciência. Em entrevista, a atriz e fundadora da “Delas”, Fernanda Castello Branco, conta que o interesse em pesquisar sobre mulheres na ciência surgiu ainda em 2018, quando uma das integrantes teve contato com o livro “50 cientistas que mudaram a história do mundo”, responsável por fazê-las se apaixonar por histórias de cientistas de diversos lugares do mundo.

E quem acha ciência uma coisa chata? Segundo ela, a websérie segue “estratégias para escolher assuntos que nos interessavam mais e fazer um recorte que desse conta dos feitos das cientistas sem perder os momentos lúdicos e divertidos”, revela. Assim, o audiovisual aproxima temas científicos ao universo da criança que é, por natureza, curiosa.

Como assistir à websérie “Pergunte à cientista!”?

Depois de apresentações presenciais em bibliotecas e centros culturais de São Paulo (realizadas entre 21 e 30 de março), a série migra para o formato virtual, com o lançamento de um novo vídeo a cada segunda-feira. O primeiro é dia 3 de abril!

“Continuem curiosos! Não tenham vergonha de fazer perguntas, pois uma pergunta que está na sua cabeça pode gerar grandes descobertas no futuro!” – Fernanda Castello Branco

Leia mais

Sair da versão mobile