Hilan Diener tem 35 anos e é casado há dez com Luíza Diener. Juntos, eles têm três filhos e mantém o site Potencial Gestante, especializado em informação para empoderar mães e pais. Todos os textos publicados no site têm como fator comum o tom pessoal que dão aos temas que escolhem debater, aos produtos de que falam e às situações que relatam, mas há poucos dias, um depoimento bastante pessoal de Hilan tomou as redes sociais do site e viralizou a questão da paternidade ativa.
“Às vezes eu tento entender a cabeça da pessoa que pergunta mas você não trabalha? só fica em casa?Será que ela não consegue enxergar o puta trampo que é cuidar de menino e ainda deixar a casa minimamente habitável?”
“Até quando você vai ficar falando ‘mas eu trabalhei o dia todo’”?
A partir dessa provocação inicial, Hilan faz um relato da labuta diária que é ser pai em tempo integral e trabalhar em casa, ao mesmo tempo em que critica os homens que usam tal dificuldade como desculpa para não dividir a criação dos filhos com a mãe.
“Todo mundo está cansado e todo mundo tá trabalhando o dia todo!”
Além disso, ele ressalta a importância de os pais entenderem que, por mais igualitária que seja a divisão de tarefas em casa, o trabalho maior sobre a criação sempre recairá sobre as mulheres, por conta de cuidados com a amamentação.
O caso faz pensar: afinal, o que esse o grande engajamento das pessoas em torno da publicação revela sobre a situação de igualdade entre mães e pais na educação dos pequenos?
O texto viralizou na fanpage do Potencial Gestante, e levanta a questão da divisão de tarefas entre mães e pais, que, para ele, sempre recairá muito mais sobre as mulheres.
Confira alguns trechos do depoimento, que já tem mais de 3.200 compartilhamentos e mais de 3.900 curtidas.
“Uma das coisas que a maioria do pais que trabalha fora não se dá conta é que, mesmo tendo um dia puxado na firma, teria sido ainda mais puxado ficar em casa, mas isso é algo que só quem fica em casa sabe de verdade como é”
“Muitas vezes meu trabalho de escritório é um descanso comparado com o de ficar em casa. COMO DÁ TRABALHO CUIDAR DE CASA! são raros os momentos que você tem liberdade para fazer um xixi “sozinho” ou tomar um banho demorado ou até mesmo ouvir uma música com fone de ouvido para se concentrar no que está fazendo.
“Conversar com adultos? dar uma lida nas notícias do dia? esquece! as crianças são chefes exigentes e demandam de você muita atenção, disciplina e comprometimento.”
“Mesmo que nós, homens, fizéssemos mais que as mães das crianças, ainda assim seria MUITO MENOS do que as mulheres fazem. primeiro, salvo os filhos que nasceram do coração, elas ficaram nove meses gerando uma vida na barriga.”
“É muito difícil ficar em casa, não somente pelo esforço em si, mas por toda a consequência que isso traz, como perder o emprego e a conexão com as pessoas à sua volta”, diz o pai em desabafo sobre a paternidade ativa.
Leia o texto de Hilan sobre paternidade ativa na íntegra.