Vale afirmar sem medo de errar que o pão de queijo é uma das comidas mais queridas do povo brasileiro. Não é à toa que tanta gente sente falta dele quando passa um tempo morando fora do país. Esse pão 100% brasileiro possui versões veganas de dar água na boca, e que não deixam nada a dever para o original.
A apresentadora Bela Gil ensina a fazer um pão de queijo vegano, sem lactose, sem glúten e sem conservantes. Publicada originalmente no site da culinarista, a receita leva mandioquinha ou batata baroa no lugar do queijo, dando um sabor mais suave, mais igualmente gosto e crocante.
Também conhecido popularmente como “pão de beijo” ou “pão de quê” – dependendo da região do país – ele é uma opção mais saudável para o café da manhã das crianças, e também para os celíacos que precisam eliminar o glúten da dieta.
Outra dica para incrementar essa receita é adicionar grãos como linhaça ou gergelim, ou pitadas de especiarias como cardamomo e cúrcuma, tornando o pão de beijo mais funcional e digestivo.
Aprenda a fazer
Ingredientes
- 200g de polvilho azedo;
- 300g de polvillho doce;
- 150ml de azeite de oliva;
- 500g de mandioquinha (cozida e espremida);
- 1/3 de xícara de água
- 1 colher de chá de sal marinho
- 1 colher de sopa de orégano, alecrim, manjericão ou açafrão da terra (para ficar mais amarelo).
Modo de preparo:
Misture o polvilho doce, o azedo, sal, ervas e óleo em uma tigela grande. Acrescente o purê de mandioquinha e, aos poucos, vá adicionando a água. Misture a massa até ficar homogênea. Faça os pães do tamanho e formato que desejar.
Depois, pré-aqueça o forno (10 minutos) a 180 C. Sem untar a forma, coloque os pães em uma assadeira e deixe no forno por 20 a 25 minutos, dependendo do forno. Se necessário, após estes 20 minutos, aumente um pouco o forno (por volta dos 205 C) para dourar um pouco, por cerca de 15 minutos.
Rendimento: 36 pães
Tempo de preparo: 50 minutos
Conheça mais receitas simples: