Histórias sobre amizade, respeito às diferenças e diversão estão na corrida pela estatueta mais cobiçada do cinema. A cerimônia do Oscar será no dia 10 de março, em Los Angeles. Então, ainda dá tempo de assistir (e maratonar) alguns longas da lista de competidores na categoria “melhor animação”. Quer saber mais sobre cada um? O Lunetas traz uma breve descrição sobre eles. Confira os indicados:
“O menino e a garça” (Studio Ghibli)
Vencedora do Globo de Ouro, esta animação japonesa tem enredo inspirador e lições emocionantes sobre amizade, futuro e esperança. Baseado em um livro, o filme acompanha Mahito, um menino de 12 anos, e a garça cinza. Após perder a mãe, ele segue os conselhos deixados pelo tio em um diário. Nessa jornada, situações que envolvem a vida, a morte e um novo começo trazem aprendizados a Mahito.
Onde assistir: estreia dia 22 de fevereiro nos cinemas
“Elementos” (Disney e Pixar)
Na “Cidade Elementos”, todos vivem em harmonia, desde que não se misturem. Por isso, o ar, a água, a terra e o fogo sempre cumprem as regras. Mas, quando Faísca – uma menina do fogo – e Gota – um menino da água – se aproximam, tudo é questionado. Com suas forças e fraquezas, os dois insistem em ficar juntos e quebrar os velhos preconceitos que cada grupo tem do outro. O filme mostra a importância de aceitar as diferenças e abraçar a diversidade.
Onde assistir: Disney+
“Nimona” (Netflix)
Nimona pode assumir a forma de qualquer aninal, inclusive a do grande “monstro negro”. Por isso, ela é uma adolescente solitária. Mas, ao conhecer o cavaleiro Ballister Coração Bravo, que foi injustamente acusado por um crime que não cometeu, ela oferece ajuda para provar sua inocência. Nimona foi um dos filmes mais assistidos da seção kids ano passado, da Netflix.
Onde assistir: Netflix
“Meu amigo robô” (Lokiz Filmes)
Dog é um cachorrinho que mora em Nova York, nos anos 1990. Cansado de ficar sozinho, compra um robô e, juntos, eles vivem histórias pela cidade frenética. Até que algo inesperado interrompe a diversão. Baseado em um quadrinho de mesmo nome, “Meu amigo robô” toca nas questões da solidão e da lealdade. Em animação de desenho em 2D e sem falas, o filme alcança momentos de emoção e conta com músicas que ganham novo significado, como a clássica “September”, da banda Earth, Wind & Fire.
Onde assistir: em cartaz nos cinemas
“Homem-aranha: através do Aranhaverso” (Sony)
A sequência tão aguardada do sucesso de “Homem-aranha no Aranhaverso” (2018) acompanha Miles Moraes no bairro do Brooklyn, em Nova York. Agora, o jovem une forças com Gwen Stacy e “pessoas-aranha” de outras dimensões. Apesar das diferenças e das trapalhadas, eles precisam derrubar o vilão da vez, Mancha. Além disso, Miles terá que repensar o que é ser um herói para, então, tomar as decisões certas e salvar quem ama.
Onde assistir: HBO Max, Apple Tv, Amazon Prime
Relembre os últimos vencedores da categoria
O clássico conto infantil ganhou uma releitura nessa produção para as telonas. De forma sensível, o diretor trata do amor, luto e da aceitação com cenas emocionantes e até sombrias. É considerado uma obra de arte com referências sobre a existência.
O mundo conheceu a família Madrigal e muitas crianças se sentiram representadas pelos personagens latinos desse musical. Mirabel, uma menina que achava não ter nenhum dom, precisa salvar a “casita” de sua família e ir atrás de segredos guardados há muito tempo no porão.
A história de um professor que tem a sua grande chance de se tornar um músico de jazz interrompida por um acidente nos leva a conhecer outras formas de estar vivo. Ou não. O filme é cheio de música e lições sobre valorizar o que tem de mais simples na vida.