Preparar o café, lavar a louça, deixar os filhos na escola, ir para o trabalho, preparar o jantar. Não é possível congelar o tempo, mas a comida, dá! Quando organizamos a rotina na cozinha, é possível ter um bom alívio na semana. Ainda após um dia intenso de trabalho muitas vezes é difícil ter criatividade e energia para preparar um jantar saudável e gostoso.
Este é um momento especial que deve ser valorizado, não só por que faz parte da educação alimentar das crianças, mas também por ser um momento em que a família toda se reúne à mesa e passa momentos importantes juntos.
Para conseguir conciliar da melhor maneira a rotina, a dica de Camila Verdeja, criadora do Gourmet Jr., é reinventar receitas clássicas e congelar papinhas para garantir um jantar saboroso, nutritivo, fácil e rápido de preparar. “Um omelete, por exemplo, pode ser feito no forno.
Alterar o modo de preparo é uma saída para diversificar o jantar e agilizar a preparação. Outra dica é fazer papinha em maior quantidade e congelar. Assim você garante uma alimentação saudável, um divertido momento à mesa e ainda economizando tempo”, diz Camila.
Confira o passo a passo para congelar a papinha
- Escolha o recipiente certo: os melhores são os de vidro (a tampa pode ser de plástico). Dá para congelar a vácuo também, em sacos plásticos que não permitem a entrada de ar.
- Faça um rótulo: uma etiqueta simples, escrita à mão com o nome da papinha e o dia em que você está congelando. A validade é de, em média, três meses no freezer.
- Espere esfriar: até ficar em temperatura ambiente e feche bem o potinho. Só então leve ao congelador.
- Na hora de descongelar: tire a papinha do freezer uma noite antes de servir e deixe-a na geladeira. Nunca retire direto do congelador para a temperatura ambiente. Precisa descongelar de última hora? Coloque o potinho em banho maria ou no micro-ondas.