Sol, praia, passeios em família, idas ao shopping, praças e encontros com amigos. Férias escolares é tempo de circular, ocupar espaços públicos e viver a cidade de outro jeito com as crianças. Mas, em meio à diversão, é justamente fora de casa que alguns riscos ficam menos visíveis e mais perigosos.
No segundo vídeo do Minuto Lunetas deste mês, capitã Andresa Silva, bombeira militar do Espírito Santo, alerta famílias sobre os cuidados necessários em locais cheios. Veja todas as orientações no vídeo acima.
Confira também dicas para prevenir acidentes dentro de casa durante as férias.
Brincar na água exige olhos atentos
“O afogamento é silencioso e pode acontecer em poucos segundos”, explica Andresa. Por isso, a orientação é clara: “crianças devem estar sempre sob supervisão de um adulto, mesmo quando sabem nadar.” Ela recomenda também:
- Usar coletes de espuma — mais seguros do que boias infláveis, que podem se soltar com o protetor solar ou virar, fazendo a criança ficar “emborcada”, ou seja, virada para baixo, sem conseguir retornar a cabeça para fora da água;
- Na praia, antes de entrar no mar, conversar com o salva-vidas ou com pessoas que conheçam a região e perguntar qual é o melhor melhor local para banho. Eles costumam saber se há buracos ou correntes de retorno;
- Manter a hidratação ao longo do dia e reforçar o uso de protetor solar, especialmente nos horários de maior exposição ao sol;
- Se a criança se perder, pedir para as pessoas ao redor baterem palmas. Essa é uma técnica eficaz criada para alertar os pais e as pessoas no entorno. O adulto que encontrar uma criança perdida também pode iniciar as palmas. Essa é uma ação de solidariedade coletiva, conhecida em muitas cidades e ajuda a agilizar o reencontro.
Atenção redobrada com crianças em shoppings
Nos grandes centros comerciais, especialmente nos meses de dezembro e janeiro, o movimento aumenta e a vigilância também precisa ser maior. As crianças devem estar sempre ao lado de adultos.
Outro ponto importante é o cuidado com as escadas rolantes. A recomendação é ensinar a criança a ficar sempre no meio do degrau, sem brincar ou correr nesse espaço, reduzindo o risco de quedas e acidentes.
Andresa lembra que as férias são para curtir, aproveitar e se proteger. “Portanto, compartilhar dicas que salvam vidas também faz parte desse cuidado”.

