Ícone do sitePortal Lunetas

‘Meninas SuperCientistas’ dará formação gratuita sobre ciência

Imagem de uma menina sentada em frente ao notebook com os braços abertos sorrindo. Atrás dela possui uma imagem que representa o espaço com planetas, e disco voador.

De que forma a educação recebida – na escola, em casa, e nos meios de convívio social – recebida pelas meninas as incentiva a se tornarem quem elas quiserem? O projeto “Meninas SuperCientistas” surgiu para sensibilizar a sociedade sobre essa questão, e estimular diretamente as crianças a se interessarem por ciência.

Idealizada por um grupo de professoras e alunas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a iniciativa está com inscrições abertas até o dia 5 de maio para meninas de escolas públicas e privadas, que estejam cursando do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas gratuitas – sendo 35 para a rede pública e 15 para a particular. As inscrições devem ser feitas online, por meio de um formulário – clique aqui para se inscrever.

Pré-requisitos para participação:

Atividades programadas para o Meninas SuperCientistas

As estudantes selecionadas participarão de uma programação de oficinas, palestras e atividades práticas e teóricas e diversas áreas do conhecimento. Os encontros serão realizados em junho de 2019, divididos em quatro sábados. As atividades acontecerão em vários espaços do campus Barão Geraldo e no Museu Aberto de Astronomia, em Campinas.

Reprodução/Meninas SuperCientistas

O evento é gratuito e será oferecida alimentação (almoço e lanches) nos quatro dias de evento. Além disso, será oferecido o transporte aos museus saindo e voltando do IMECC-Unicamp

A iniciativa se inspirou no Meninas com Ciência, criado pelo Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ao investir em uma educação que coloca no horizonte possível das meninas carreiras antes almejadas apenas por meninos, o projeto visa preencher uma lacuna histórica no que se refere à representatividade feminina em profissões que durante muito tempo foram consideradas estritamente masculinas.

O objetivo do Meninas SuperCientistas é incentivar desde a infância a carreira científica, especialmente em áreas de exatas e engenharias.

Dentre as participantes do Meninas SuperCientistas, estão Ana Zeri (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron); Carolina Zabini (Instituto de Geociências da Unicamp); Eliana Amaral (Faculdade de Ciências Médicas e atual Pró-Reitora de Graduação da Unicamp), Esther Colombini (Instituto de Computação da Unicamp), Maria Gabriela Celani (Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp) e Jane Hetem (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo).

Para saber mais, acesse o site do Meninas SuperCientistas, ou acompanhe a página do projeto no Facebook.

Sair da versão mobile