“Mas bah, gurizada!” É impossível passar pelos quatro cantos do país sem notar as diferenças no vocabulário e na maneira como as palavras são pronunciadas. Os sotaques compõem a diversidade do idioma falado, sendo marca não só do Brasil, mas em todos os países. Como será que isso ressoa nas crianças e no seu aprendizado sobre o mundo? Foi justamente isso tudo que inspirou o ex-engenheiro de softwares da Microfoft, David Ding, a desenvolver o Localingual, um mapa interativo online que permite escutar trechos de falas de pessoas do mundo inteiro.
“Uai, o trem já tá pronto?”, diz fala enviada de Teófilo Otoni, nordeste de Minas Gerais.
Se a língua é mesmo um elemento vivo que faz nascer gramáticas distintas, então é fundamental conhecer suas feições. Isso porque, além de serem chaves fundamentais na aprendizagem de um determinado idioma, podem impactar diretamente o processo de alfabetização. É importante considerar, por exemplo, que a aprendizagem está relacionada a um conjunto de fatores condicionantes – socioeconômicos, culturais, econômicos, entre outros.
Como se aprende o português falado no interior do Ceará? Como começam a ler e escrever as crianças do interior de estados como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, que convivem com o dialeto caipira? Essas são perguntas interessantes para refletir sobre diferentes métodos de alfabetização, por exemplo.
Por meio do Localingual, é possível comparar a diferença entre o português falado no Brasil, em Portugal e em outros países lusófonos, como Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde e Moçambique. Uma ótima ferramenta pedagógica para professores, educadores e famílias que querem explorar a diversidade linguística. Um instrumento para observar, na prática e com diversão, que a língua é um organismo vivo que se transforma por meio de seus falantes e do contexto onde eles vivem.
Leia mais
Como funciona?
O Localingual é um mapa interativo online para onde trechos de frases são gravadas e enviadas voluntariamente por homens e mulheres do mundo todo, apesar de ainda restarem locais sem nenhum áudio. Dando um zoom na imagem do país de interesse, é só clicar nas divisões administrativas internas ou cidades destacadas para ouvir o som das frases locais. A ferramenta é gratuita e divertida para os curiosos!