Durante os últimos meses, falamos com frequência aqui no Lunetas sobre eleições. Produzimos um Especial de reportagens sobre política e infância, avaliamos os planos de governo dos presidenciáveis para saber o que eles prometem para as crianças e os jovens, indicamos livros sobre o assunto, como “A Eleição dos Bichos“, e continuaremos a repercutir o tema com a urgência que ele demanda.
Hoje, indicamos um material da maior importância para mães, pais, educadores e para todos que convivem com crianças. Considerando que a curiosidade é um denominador comum a todas as infâncias que conhecemos, é inevitável ter de lidar com as questões que eles têm sobre o assunto da vez. Pensando nisso, o Joca, primeiro jornal brasileiro voltado ao público infantojuvenil, criou o Manual das Eleições. E o melhor: o material está disponível online. Para acessar, basta preencher um formulário, indicando informações como nome, e-mail, cidade e, se for mãe, pai ou educador, a escola onde trabalha ou em que a criança estuda. O material é gratuito.
O objetivo é estimular o senso crítico desde a infância, e sensibilizar os adultos a dialogar abertamente sobre o assunto, com disponibilidade de escuta e interesse genuíno no olhar da criança. O material foi desenvolvido pela equipe de jornalismo e de pedagogia do Jornal.
“Nossa intenção é contribuir com o debate efetivo, imparcial e esclarecedor na sala de aula, formando crianças e jovens mais conscientes e engajados”
“Se as crianças não tiverem formação para ler notícias e não exercitarem o senso crítico, iremos perder uma geração inteira que poderia (e deveria) promover as mudanças que tanto queremos para o país”, afirma Stéphanie Habrich, fundadora do Joca.
“Elas ficam fascinadas com insetos, dinossauros, planetas. Por que não iriam querer saber sobre a sociedade em que estão vivendo?”
Assim, o Manual explica, de forma simplificada e acessível, o que são eleições, como o sistema eleitoral funciona no Brasil e por que ele é diferente em outros países, como tudo isso surgiu, qual a importância do voto, a diferença entre cada cargo e outros aspectos importantes para a formação cidadã da criança. Com isso, o projeto provoca a refletir: o que acontece depois da corrida eleitoral? E qual o papel de cada um de nós para a construção do mundo que almejamos?
Aproveite para saber mais sobre o Joca e conhecer de perto a proposta de levar informação de qualidade crítica para a infância.
Leia também: