Amamentar em público ainda é um tabu no Brasil e no mundo – infelizmente, não faltam exemplos e até pesquisas que comprovam isso. Mas essa realidade nunca impediu que mães se manifestassem pelo direito de alimentar suas filhas e filhos onde for necessário.
Exatamente por isso, uma foto potente viralizou na internet e ganhou destaque na imprensa: nove mulheres negras amamentando ao ar livre. Inspirada em imagens de deusas, as mães aparecem com roupas pretas e coroas douradas. A imagem é pura altivez, cuidado e amor.
Todas são moradoras de Birmingham, no Alabama (EUA), e o grupo se formou após o chamado de uma delas via Facebook. Por meio de um post, Angel Warren convidou mulheres negras lactantes para um registro fotográfico durante o movimento anual Black Breastfeeding Week (Semana da Amamentação Preta/tradução livre), que aconteceu em agosto. Já no quinto ano, o objetivo da ação é quebrar tabus e incentivar mulheres negras.
Após o encontro, as participantes tornaram-se amigas e decidiram criar um grupo de apoio. Foi assim que nasceu o Chocolate Milk Mommies (Mamães de Leite Achocolatado, em tradução livre).“Amamentar é uma escolha da mãe. Não é sujo, nem vergonhoso e deve ser feito de uma maneira que reflita o conforto da mamãe e do bebê”, diz a descrição da página no Instagram.
De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (Centro para o Controle e Prevenção de Doenças/tradução livre), as mulheres negras precisam de apoio mais direcionado para incentivar a amamentação. Clique aqui caso queira se aprofundar no assunto – o conteúdo está em inglês.
Em entrevista para o portal Yahoo Lifestyle, Charity Moore, 26, que é uma das fotografadas, conta que a ideia é transmitir o quanto amamentar é natural. “Usamos coroas para lembrarmos que somos rainhas e para nos apoiarmos. Escolhemos nos juntar para normalizar a amamentação. E nunca será “normal” sem que seja visto”.
Este é o segundo ensaio fotográfico do grupo até então e foi realizado pela fotógrafa Lakisha Cohill. Em sua página do Instagram, a legenda na publicação diz: “Eu faço leite achocolatado. Qual é o seu superpoder?”.