Ícone do sitePortal Lunetas

Gestantes não se sentem representadas na publicidade materna

Uma pesquisa realizada pela agência Solo Propaganda em outubro de 2017, intitulada“Hábitos e Tendências para Gestantes”,  afirma que 83,67% das entrevistadas que já têm filhos ou são gestantes acreditam que campanhas publicitárias deveriam mostrar um retrato mais fiel da realidade, dando protagonismo à mãe, suas necessidades, dificuldades e desejos.

Segundo matéria publicada por Raquel Drehmer no site Bebe.com nesta quinta-feira, 18 de janeiro, existe uma ausência de identificação dessas mulheres com a forma como os anúncios retratam a maternidade.

Além disso, uma parcela bem menor dessas mulheres – 14,29% – desejaria  maior evidência no papel e nas funções do pai, enquanto apenas 2,04% considerariam interessante o destaque estar nos bebês.

O problema de enfatizar apenas o lado positivo da maternidade são os sentimentos de culpa e inadequação despertados entre as gestantes.

O Lunetas fala com frequência sobre a necessidade de não romantizada o fato de ser mãe. Esse hábito pode se transformar em um disparador de culpa nas mulheres.

Isso aparece em números: 56,25% das mulheres tiveram ou têm medo de não dar conta da nova rotina coma chegada do bebê. E 15,63% se sentiram ou se sentem cobradas para serem mães perfeitas.

A intenção do levantamento é despertar uma reflexão por parte dos comunicadores, e reforçar que é preciso olhar para a maternidade com olhos mais reais e, ao mesmo tempo, empáticos.

No total, 150 mulheres foram entrevistadas: 75% têm entre 30 e 44 anos de idade, 14% estão na faixa etária de 18 a 29 anos, 6% são menores de 18 anos, 4% têm de 45 a 59 anos e 1% tem mais de 60 anos.

Com relação ao número de filhos, 61% são mães de um filho, 34% têm dois filhos e 5% têm três filhos.

Veja outros dados

 

Sair da versão mobile