Uma pesquisa realizada pela agência Solo Propaganda em outubro de 2017, intitulada“Hábitos e Tendências para Gestantes”, afirma que 83,67% das entrevistadas que já têm filhos ou são gestantes acreditam que campanhas publicitárias deveriam mostrar um retrato mais fiel da realidade, dando protagonismo à mãe, suas necessidades, dificuldades e desejos.
Segundo matéria publicada por Raquel Drehmer no site Bebe.com nesta quinta-feira, 18 de janeiro, existe uma ausência de identificação dessas mulheres com a forma como os anúncios retratam a maternidade.
Além disso, uma parcela bem menor dessas mulheres – 14,29% – desejaria maior evidência no papel e nas funções do pai, enquanto apenas 2,04% considerariam interessante o destaque estar nos bebês.
O problema de enfatizar apenas o lado positivo da maternidade são os sentimentos de culpa e inadequação despertados entre as gestantes.
O Lunetas fala com frequência sobre a necessidade de não romantizada o fato de ser mãe. Esse hábito pode se transformar em um disparador de culpa nas mulheres.
Isso aparece em números: 56,25% das mulheres tiveram ou têm medo de não dar conta da nova rotina coma chegada do bebê. E 15,63% se sentiram ou se sentem cobradas para serem mães perfeitas.
A intenção do levantamento é despertar uma reflexão por parte dos comunicadores, e reforçar que é preciso olhar para a maternidade com olhos mais reais e, ao mesmo tempo, empáticos.
No total, 150 mulheres foram entrevistadas: 75% têm entre 30 e 44 anos de idade, 14% estão na faixa etária de 18 a 29 anos, 6% são menores de 18 anos, 4% têm de 45 a 59 anos e 1% tem mais de 60 anos.
Com relação ao número de filhos, 61% são mães de um filho, 34% têm dois filhos e 5% têm três filhos.
Veja outros dados
- 43,88% das mulheres consideram a moda o segmento que mais necessita de investimentos em produtos específicos para gestantes.
- Apenas18,37% das mulheres esperam para ter informações com os médicos sobre as questões da gravidez, 44,90% recorre a grupos de redes sociais e influenciadores digitais para se informar.
- Portais e revistas são as fontes de conhecimento de 23,47% das entrevistadas, e os aplicativos conquistam apenas 13.27% delas.
- 44,33% dessas mulheres adotaram hábitos mais saudáveis durante a gravidez para propiciar mais saúde ao bebê
- 28,87% mudaram os hábitos pensando em uma gestação mais tranquila e saudável, no próprio bem-estar, saúde e estética.