As histórias de princesas que esperam por seus príncipes encantados ainda são contadas às crianças, porém já nem tanto como antigamente. Esta ideia feminina é ultrapassada e, cada vez mais, histórias verdadeiras de mulheres inspiradoras ganham espaço.
O livro “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes” é um exemplo do que as crianças atuais devem ouvir a respeito de mulheres que pensaram à frente de seu tempo para mudar o mundo.
Recém-lançada, a publicação conta a história de 100 mulheres incríveis – do passado e do presente – que souberam deixar sua marca e são inspiradoras para que meninas de diversas idades entendam que o gênero não define habilidades.
Entre artistas, cientistas, estilistas e políticas, por exemplo, são destacadas no livro a pintora mexicana Frida Kahlo, a estilista francesa Coco Chanel, a rainha inglesa Elizabeth I, a cantora e compositora Nina Simone e a tenista norte-americana Serena Williams.
A V&R Editoras, responsável pelo publicação do livro, diz em seu site que, na obra, “tudo o que podemos sentir é esperança e entusiasmo pelo mundo que estamos construindo, um mundo onde gênero não defina quão alto você pode sonhar nem quão longe você pode ir.”
O livro, que foi pensado por Elena Favilli e Francesca Cavallo – cofundadoras de uma empresa de mídia infantil nos Estados Unidos – foi ilustrado por 60 artistas mulheres do mundo inteiro.