A internet pode ser muito divertida e cheia de informações, mas ela também é coisa séria que demanda atenção: para orientar crianças, educadores e responsáveis sobre a presença dos pequenos no ambiente digital, a segunda edição da série de guias “Internet Segura” vem atualizada com novas brincadeiras, atividades, cursos e informações pertinentes à navegação segura na internet. Produzidos pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.BR), os materiais estão disponíveis gratuitamente no Portal Internet Segura e em cartilha para impressão.
Para Miriam Von Zuben, analista de segurança do CERT.br e uma das especialistas responsáveis pela pesquisa Tic Kids Online Brasil, renovar o conteúdo do guia é “investir no potencial das crianças de transmitir conhecimento, de forma que cada vez mais pessoas passem a usar a internet com segurança”, conta, em nota. Segundo a última Tic Kids, embora 93% das crianças brasileiras possuíssem acesso à internet em 2021, o acesso ainda não é igualitário, visto que a maioria acessa exclusivamente pelo celular.
O que há de novo nos guias de internet segura?
No passatempo “Ligue cada herói aos seus poderes”, os personagens “backup”, “criptografia”, “autenticação” e “controle parental” da “turma do bem” se juntam para combater uma “turma do mal”, que ganhou reforços como o “scareware” e “stalkerware”. Por meio da brincadeira, conceitos de segurança do universo digital são apresentados às crianças.
Os materiais voltados a pais e responsáveis informam sobre como proteger os filhos, zelando pela privacidade das crianças ou aplicando tecnologias de controle parental, um recurso adicional ao diálogo e à mediação que ajuda a proteger as crianças dos riscos na rede. Os guias também estão catalogados para impressão, com foco em educadores que desejam compartilhar o material na sala de aula.
Leia mais