Todos os dias – e provavelmente, enquanto você está lendo este texto – centenas de crianças perdem um dente pelo Brasil afora. Muitos vão parar embaixo do travesseiro, outros na gaveta, e outros tantos na lixeira. Para aproveitar o potencial de pesquisa e evitar o descarte desses dentes, a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) criou o projeto “O Endereço da Fada do Dente”.
O objetivo é estimular nas famílias e nos pequenos a curiosidade de saber para que servem os dentes de leite, e incentivar a doação direcionada ao fomento da pesquisa científica.
A pesquisa em “O Endereço da Fada do Dente”
Apesar de muita gente não saber disso, os dentes humanos são órgãos, e o estudo detalhado de suas células pode fornecer informações fundamentais sobre saúde, contribuindo no tratamento de doenças e transtornos diversos.
“Dependendo da forma que é retirado, manipulado e armazenado, pode servir até para pesquisas sobre células tronco. Incentivar a doação de dentes extraídos para o nosso banco nos ajuda a descobrir novas maneiras de melhorar a vida das pessoas” conta o Prof. Dr. José Carlos Imparato, Coordenador do BioBanco de Dentes da Faculdade de Odontologia da USP.
Para se familiarizar com a ideia
A USP criou alguns materiais para ajudar os pais e cuidadores das crianças a entender como funciona a doação de dentes para o projeto. Por meio de um filme de animação, um livro infantil (que pode ser baixado gratuitamente no site) e outras peças, a campanha busca incentivar as pessoas a conhecerem o site.
Depois disso, os interessados recebem em casa uma carta selada, pronta para a doação dos dentes, além de assinarem um termo de autorização obrigatório. Quem preferir, pode fazer a doação pessoalmente na universidade, localizada na avenida Professor Lineu Prestes, 2.227, no Butantã.
Leia também