Cozinhando com crianças: brincadeiras para fazer na cozinha
Tempojunto
Cozinhar com as crianças não é só uma atividade simples para sugerir quando elas estão de férias em casa, mas sim um momento em família para relembrar por toda a vida. Além do mais, cozinhar pode se transformar em uma grande brincadeira.
Com a colaboração dos leitores, o site Tempojunto fez uma compilação de momentos em família na cozinha para inspirar as pessoas a incluir os pequenos na hora de preparar os alimentos e encantá-los pelo lugar mais saboroso da casa. A brincadeira vale também para os bebês. Mesmo que eles ainda não possam participar do preparo da comida, a cozinha pode ser um lugar de grande potência sensorial.
Como já dissemos aqui no Lunetas, a cozinha pode ser um grande laboratório para o desenvolvimento e manutenção de habilidades. Cores, cheiros, texturas e gostos: tudo isso funciona como um combo de aprendizados e sensações novas a serem experimentadas.
Veja algumas sugestões para colocar a ideia em prática
Arquivo pessoal
Este instante clicado pela leitora Luana Stulpen, da brincadeira com a filha dela. Na verdade, isto nem era para ser uma receita, e sim uma brincadeira com farinha e água. Mas se você se inspirar, pode acrescentar a esta massa outros ingredientes, ajudar seu filho com a mistura e, quem sabe, sair daí um bolinho? Um biscoitinho? Um docinho de chuva.
Arquivo pessoal/Claudia Lacerda
Esta foi outra brincadeira que começou culinária, mas virou brinquedo de fósseis de dinossauros. Nem tudo o que fazemos na cozinha precisa ser necessariamente comestível. Dá para criar dinos fósseis, panelinhas de farinha e água, bichos e bonecos de "biscuit" e muito mais.
Arquivo pessoal/Raquel Rubio
Os filhos da Raquel Rúbio já são um pouco maiores. Então, a cozinha vira um tem junto em família. Neste caso, os irmãos estão fazendo biscoitinhos deliciosos.
Arquivo pessoal/Naiara Correa
Já o filho da Naiara Correa aprendeu até a usar com segurança uma batedeira junto com a mamãe. Quem é que resistiria a passar o dedo nesta gostosura de massa de bolo e literalmente lamber os beiços depois? E olha o interesse dele pela atividade.