O site Tempojunto surgiu a partir da vontade da publicitária Patrícia Marinho de melhorar a qualidade do tempo que ela passa juntos com as filhas. Ela constatou que brincar junto, além de ser divertido, aproxima, reúne e cria um repertório comum de assuntos que enriquece a vida da família.
Esta semana, o Tempojunto propõe montar uma gincana em casa, que além de divertida, estimula a coordenação e os sentidos das crianças. Se houver mais de uma criança em casa, deixe que cada um faça separado e conte o tempo. Outra forma é deixar que eles trabalhem juntos, sendo que eles vencerão a gincana se completarem as tarefas, independentemente do tempo.
Assim, eles ainda desenvolvem a cooperação, o respeito ao limite do outro e a ajuda mútua. Bora para a gincana!
Brincadeiras para fazer em uma gincana
-
1. Desviando dos lasers
É possível fazer a cama de gato com barbante ou com papel crepom. Dependendo da complexidade, já a partir de dois anos é possível brincar.
-
2. Pé de lata
Aprenda a construir um pé de lata a partir de embalagens de achocolatados ou leites em pó. A proposta é colocar todo mundo para andar no pé de lata como parte da gincana.
Pode ganhar pontos quem conseguir caminhar com o pé de lata. Pontos extras para aqueles que acompanharem um trajeto que você pode fazer com fita crepe no chão. Coloque alguns obstáculos no caminho para que eles ultrapassem.
-
3. Pinçar bolas de algodão com pregador
Aqui o desafio é pegar pompons ou bolotas de algodão com pregadores de roupa e colocá-los num pote. Você pode variar a brincadeira ou estipulando um tempo para completar a atividade ou combinando uma quantidade mínima de bolotas a serem colocadas no pote. Também pode formar um caminho com o algodão e as crianças precisam percorrer o caminho para pinçar as bolinhas.
-
4. Pintar assoprando o canudinho
Para fazer esta brincadeira, você vai precisar de papel craft, tinta guache, canudinhos, um pouco de água, caneta hidrográfica para desenhar as linhas de Largada e Chegada e fita crepe.
Monte a pista de corrida, usando o papel craft preso no chão com fita crepe. Desenhe, então as linhas de Largada e Chegada. Quanto mais velhas forem as crianças, maior a distância entre uma linha e outra. Coloque um pouco de tinta no início e misture com água para que ela fique bem líquida. Você pode usar várias cores para diferenciar os competidores.
Chame as crianças para participar de uma corrida de pintura com sopro. Explicando melhor, cada uma deverá soprar a tinta com o canudinho até que ela chegue até a linha final.
Para outras brincadeiras, acesse o Tempojunto.
Leia mais