Ícone do sitePortal Lunetas

Manual orienta escolas e pediatras sobre benefícios da natureza

Foto de uma grama e os pés de um bebê pisando em cima

Com o objetivo de contribuir por infâncias mais ricas em natureza, o programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, por meio de uma parceria  com a Sociedade Brasileira de Pediatria, acaba de lançar o “Manual de Orientação sobre os Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes”.

Clique para baixar o manual

Daniel Becker, Dirceu Solé, Emmalie Ting, Evelyn Eisenstein, José Martins Filho, Laís Fleury, Luciana Rodrigues Silva, Maria Isabel Amando de Barros, Ricardo Ghelman e Virginia Resende Silva Weffort são os autores dos textos. O material contém orientações para pediatras, educadores e escola, famílias e para crianças e adolescentes.

Longe dos benefícios da natureza

Os efeitos da urbanização, entre eles o distanciamento da natureza, a redução das áreas naturais, a poluição ambiental e a falta de segurança e qualidade dos espaços públicos ao ar livre nos levam – adultos, jovens e crianças – a passar a maior parte do tempo em ambientes fechados e isolados. Esse cenário traz um ônus muito alto para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes e, consequentemente, para a saúde do planeta, pois – já é tempo de reconhecer – o bem-estar das crianças e jovens e a saúde da Terra são interdependentes.

Em relação às dinâmicas familiares, nota-se que, apesar da sua multidimensionalidade, ou seja, da diversidade que caracteriza as famílias e infâncias brasileiras, as pressões do dia a dia deixam pouco tempo para o convívio e o lazer, e que este está cada vez menos direcionado para atividades a céu aberto. Com isso, as crianças perdem chances valiosas de correr e brincar em liberdade ao ar livre, e os adolescentes veem suas opções de convívio social se restringirem a ambientes fechados. Assim, há uma limitação para o desfrute dos benefícios da natureza por eles.

Orientações para famílias

Leia mais

Sair da versão mobile