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Aprendizagem escolar: como minimizar os impactos da pandemia

Foto de um menino usando máscara, debruçado em uma mesa, onde estão um caderno, um computador e lápis de cor

O documento “Dimensões do diálogo: como minimizar os impactos da pandemia de covid-19 na aprendizagem escolar?” busca apoiar e incentivar trocas entre lideranças educacionais a fim de mitigar os danos causados pela pandemia à aprendizagem escolar de alunos de todo o país.

Elaborado a partir de entrevistas, representantes de conselhos de educação, redes de ensino e especialistas nacionais e internacionais abordaram temas sensíveis no contexto educacional nesse período, como calendário escolar, registro de atividades e avaliação dos alunos. 

Ao apresentar casos de sucesso, a publicação possibilita apoio a gestores educacionais na elaboração de estratégias possíveis, sugere boas práticas na garantia de aprendizagem em situações tanto de ensino remoto quanto híbrido, e busca fortalecer o debate público qualificado acerca da adoção de políticas educacionais mais equânimes que possam minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem escolar dos estudantes brasileiros.

Entre as recomendações para um planejamento de gestão de redes de ensino do Brasil, estão:

Para Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação da cidade de Sud Mennucci (SP), o documento permite esperanças e novas possibilidades. “Mais do que nunca estamos num momento de grande união em torno da educação como ferramenta e solução para o processo de retomada das aulas com segurança sanitária e pedagógica, para permitir que, de fato, a educação seja instrumento estratégico de transformação de vidas e realidades fazendo a esperança voltar a brilhar nos olhos de cada estudante e das famílias brasileiras.”

* O documento foi produzido pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ceipe), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação SP (Undime), Fundação Lemann e Instituto Natura.

** Na ocasião de seu lançamento – um webinário realizado em 4/2 -, participaram o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia; Cláudia Costin, diretora do FGV Ceipe; Maria Slemenson, gerente de Articulação do Instituto Natura; Daniel de Bonis, diretor de Políticas Educacionais da Fundação Lemann; Letícia Côrtes, consultora técnica e redatora do documento; e Izabella Cavalcante Martins, assessora na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

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