Ícone do sitePortal Lunetas

‘Evolução para todes’ provoca o interesse infantil pela ciência

Ilustração da personagem Mari da série Evolução para todes

Uma série de animações produzidas pelo projeto “Evolução para Todes”, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), pretende estimular crianças e jovens a se interessarem por ciência, arqueologia, antropologia e evolução humana a partir de referências da cultura brasileira e da construção de novas narrativas da nossa história. 

Ao abordarem conceitos científicos sobre teoria da evolução e origem da humanidade, por exemplo, de forma divertida e educativa, as produções despertam questionamentos e mais criatividade entre os pequenos ao mesmo tempo em que estimulam a participação de mais pessoas negras e mulheres no fazer científico.

Após tentar responder à pergunta clássica “De onde viemos?”, no segundo episódio da série, a pequena exploradora Mari, de 7 anos, agora já crescida, é uma cientista que explora a teoria da evolução e ancestralidade. Com o título “Nossa origem”, o episódio coloca em destaque a cultura afro.

Pela democratização da ciência
O projeto “Evolução para Todes – Compartilhando a Ciência” tem como objetivo promover narrativas mais inclusivas e construir novos diálogos, em especial com pessoas negras e mulheres, para trazer inclusão racial e de gênero ao contexto da divulgação científica. Os conteúdos são produzidos pelo Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva (LAAAE) em parceria com pesquisadores do Instituto de Biociências e do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, com apoio do Instituto Serrapilheira. Para compartilhar essa ideia, acesse o link para download. Em breve, você vai poder conferir a versão dos dois episódios com tradução em Libras.

Sair da versão mobile