A campanha “Meu planeta meus direitos” (#MeuPlanetaMeusDireitos) está reunindo especialistas e 25 crianças e jovens de toda a América Latina e Caribe para discutir as principais questões ambientais que as crianças na região enfrentam, além de estimular a colaboração e possíveis soluções para promover os direitos delas frente a estes desafios.
A iniciativa culminará com uma Declaração Global para o Direito das Crianças a um Meio Ambiente Saudável, a ser desenvolvida por crianças, jovens e especialistas ao longo dos próximos dois anos.
As crianças estão entre os grupos mais vulneráveis aos problemas ambientais.
Transformações ambientais e seus impactos
Mais de 1,5 milhão de meninos e meninas com menos de cinco anos de idade perdem a vida todos os anos como resultado de impactos ambientais evitáveis, enquanto outros milhões sofrem com doenças, deficiências e uma série de outras questões, incluindo algumas que persistem pelo resto da vida.
Muitas crianças estão expostas à poluição do ar por fatores domésticos, produtos químicos tóxicos, alimentos contaminados e água impura. E quando saem de suas casas, enfrentam a poluição atmosférica e depósitos de lixo a céu aberto, ao invés de espaços verdes e acesso ao ambiente natural. A mudança climática, os níveis sem precedentes de perda da biodiversidade global e o esgotamento dos recursos naturais representam algumas das maiores ameaças sistêmicas aos direitos das crianças e comprometem a vida das gerações atuais e futuras. As greves escolares globais contra a mudança do clima (Fridays For Future) mostraram que crianças e jovens estão engajados nessas questões e suas vozes devem ser ouvidas.
O convite do “Meu planeta meus direitos”
Em resposta a esses desafios, vários atores-chave estão lançando a Iniciativa Global para Promover o Direito das Crianças a um Meio Ambiente Saudável entre 2019 e 2021. A iniciativa consiste em uma série de consultas regionais que serão realizadas em todo o mundo, com crianças e outras partes interessadas, para identificar soluções tangíveis que promovam os direitos ambientais delas.
Como parte da iniciativa, crianças e jovens são convidados a participar de uma pesquisa online para expressar seus pontos de vista e preocupações sobre o meio ambiente. Com base nesses dados, uma Declaração Global para o Direito das Crianças a um Meio Ambiente Saudável será desenvolvida e entregue aos líderes mundiais.
Para responder a pesquisa online da campanha “Meu planeta meus direitos”, acesse: