Carregando...

‘Slam do Corpo’ leva poesia em Libras para crianças surdas

  • Batalha de poesia Slam do Corpo

  • Espaço de Leitura

    Av. Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca, São Paulo - SP - Ver Mapa

  • Gratuito

  • Saiba mais
Slam do Corpo
  • Publicado em: 28.05.2019
da Redação

No dia 2 de junho (domingo), às 15h, o Espaço de Leitura, projeto de incentivo à leitura que funciona dentro do Parque da Água Branca, em São Paulo, recebe o Slam do Corpo, primeiro grupo do país a promover perfomances poéticas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e língua portuguesas, simultaneamente.

A batalha de poesia convida crianças surdas e também ouvintes para uma experimentação lírica do corpo e da palavra. Para incluir todas as crianças e adultos, a atividade terá intérprete de ambas as línguas, reforçando a importância de considerar atividades culturais que promovam uma diversidade de experiências, realidades e possibilidades.

A atividade começa com o corpo aberto, momento no qual pode-se apresentar poemas de forma livre. A batalha acontece no segundo momento, quando valem as regras do Slam (os poemas devem ter até três minutos de duração, sua autoria deve ser própria e não é permitido o uso de figurinos ou objetos de cena). O evento é apresentado por uma dupla de MCs (um surdo e um ouvinte) e conta sempre com dois tradutores-intérpretes de libras. Para os poetas vencedores, o prêmio será um conjunto de livros.

Quando o poeta surdo e o poeta ouvinte se encontram, nas performances poéticas realizadas neste Slam, as línguas se entrecruzam, se tensionam e se alargam. Este acontecimento é nomeado pelo grupo “beijo de línguas”

Como a atividade será ao ar livre, o Espaço de Leitura informa que poderá ser cancelada em caso de chuva. A classificação etária é livre e a participação é gratuita, assim como toda a programação do Espaço de Leitura. Confira as atrações do primeiro fim de semana de junho, 1 e 2 de junho:

Sábado, 1 de junho

11h

Oficina educativa maiúsculos & MINÚSCULOS: CORDEL E ISOGRAVURA

Com educadores do Espaço de Leitura

15h

Oficina educativa ESPAÇOLAB: CORDEL OFICIAL DE NOTÍCIAS INVENTADAS

Com educadores do Espaço de Leitura

Com base na literatura de cordel, do repente, das técnicas de isogravura e edição de textos, os participantes criam uma nova publicação, o Cordel Oficial de Notícias Inventadas.

Atividade indicada para crianças de todas as idades acompanhadas dos responsáveis.

Domingo, 2 de junho

11h

Oficina educativa maiúsculos & MINÚSCULOS: MONSTROS URBANOS

Com educadores do Espaço de Leitura

Durante a leitura de Monstros Urbanos, de Renata Bueno, crianças e adultos são instigados a identificar os monstros em cada página e reconhecer em que lugar da cidade foram encontrados (na calçada, na sombra de uma árvore, em um prédio). Em seguida, o desafio será descobrir onde estão escondidos os monstros do Espaço de Leitura.

Atividade indicada para crianças de todas as idades acompanhadas dos responsáveis.

15h

Batalha de poesia SLAM DO CORPO

Com Cibele Lucena, Joana Z. Mussi, Leonardo Castilho, Érika Mota e Cauê Gouveia.

O SLAM DO CORPO é a 1ª batalha de poesias no Brasil com surdos e ouvintes, poemas simultaneamente em libras e língua portuguesa. Quando o poeta surdo e o poeta ouvinte se encontram, nas performances poéticas realizadas neste Slam, as línguas se entrecruzam, se tensionam e se alargam. Este acontecimento é nomeado pelo grupo “beijo de línguas”.

A atividade começa com o corpo aberto, momento no qual pode-se apresentar poemas de forma livre. A batalha acontece no segundo momento, quando valem as regras do Slam (os poemas devem ter até 3 minutos de duração, sua autoria deve ser própria e não é permitido o uso de figurinos ou objetos de cena). O evento é apresentado por uma dupla de MCs (um surdo e um ouvinte) e conta sempre com dois tradutores-intérpretes de libras. Para os poetas vencedores, o prêmio é um conjunto de livros!

Atividade indicada para crianças de todas as idades.

Feira de troca de livros

Todo domingo, das 15h às 17h

Simples: você traz um livro e troca por outro. Livros para adultos e crianças Oportunidade bacana para renovar sua biblioteca. A cada 10 títulos trocados, você ganha mais um!

Como o foco do projeto é a literatura, não participam enciclopédias, dicionários e livros religiosos, técnicos ou didáticos. Os livros devem estar bem conservados.

Evento indicado para todas as idades.

CLUBE DE LEITURA

Toda sexta, das 15h às 16h

Numa roda de leitura e bate-papo junto aos educadores do Espaço, você vai descobrir que compartilhar ideias e impressões sobre textos traz outros significados e descobertas a contos, poemas , letras de música e quadrinhos.

Atividade indicada para jovens e adultos.

Leia também:

‘Um bom lugar pra ler um livro’? 17 espaços para fugir do óbvio

Aviso

As informações acima são de responsabilidade do organizador do evento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp