Partindo do diagnóstico de que manifestações, ideias e expressões infantis raramente são reconhecidas nas instituições de ensino do país, a Ocupação Criança quer sensibilizar, comunicar e socializar práticas que respeitam o potencial dos pequenos nos segmentos da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. A plataforma é uma iniciativa o Instituto Avisa Lá e pretende valorizar a produção artística de crianças da educação infantil da rede pública brasileira.
De acordo com o movimento, tratam-se de desenhos estereotipados que denunciam um desacreditar no que crianças pequenas podem produzir artisticamente para povoar as paredes e murais de suas escolas. “Em geral, o que as escolas expõem não revela o fazer e as capacidades das crianças de ler o mundo ao seu redor e de produzir segundo seu tempo e seu modo próprio de fazer.”
Em entrevista ao Portal Aprendiz, a educadora Rosa Iavelberg, autora do livro Desenho na Educação Infantil, disse que é necessário criar situações adequadas para que o potencial da criança possa se desenvolver junto com a sua arte.
“Se a gente respeita e alimenta a investigação infantil, acaba apoiando a criança no desenvolvimento de sua arte e, consequentemente, em sua vida”
“A arte-educação contemporânea não acredita apenas na livre expressão, mas aposta na intervenção docente para apreciar as produções infantis e sugerir perguntas, dialogando com a criança sobre seus processos e produtos e incentivo a sua autonomia”, aponta a educadora.